Blog

Como funciona a viscossuplementação

Como funciona a viscossuplementação

Quem sofre com os sintomas da osteoartrite ou artrose, como também é chamada, sabe que a restrição de movimento é uma das consequências que mais afeta o dia a dia. A viscossuplementação surgiu como um tratamento que ajuda a melhorar esse aspecto da doença e permite que o paciente possa retornar às suas atividades normais após a aplicação. Ela consiste em uma injeção que atua com rapidez ao ser inserida diretamente na área afetada do joelho ou quadril.

A injeção contém ácido hialurônico, substância que já está presente no nosso organismo, mas que com o avanço da idade vai diminuindo. A versão sintética é utilizada na viscossuplementação para fazer a reabilitação da região e assim restabelecer a quantidade de ácido hialurônico perdido pela doença, resultando no alívio da dor e a melhoria do movimento. Desde o momento em que o conteúdo é injetado no joelho ou quadril, ele começa a entrar no espaço articular, atuando para lubrificar a articulação.

Quando a viscossuplementação é indicada?

Os métodos invasivos, como a viscossuplementação, sempre devem ser a última recomendação a ser feita. Então, quando nenhum outro método de reabilitação estiver funcionando, como a fisioterapia ou medicamentos leves, a injeção pode ser realizada. Pessoas com artrose moderada ou já avançada são candidatas a passar pelo tratamento, porém será preciso uma avaliação médica prévia.

A viscossuplementação tem diversos benefícios, entre os quais a diminuição da sensação de desconforto. Nos últimos anos, estudos têm confirmado que a injeção de ácido hialurônico também oferece proteção às células da cartilagem, evitando que sejam afetadas por determinados danos físicos e/ou químicos que ameacem a saúde da pessoa.

É fundamental que tanto a indicação como a aplicação seja sempre feita por um profissional da saúde qualificado. Na Orto Center, esse tratamento é feito com todos os cuidados necessários para que o paciente se sinta seguro. Nossa clínica ortopédica em Jacarepaguá tem especialistas que irão cuidar dele a cada etapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>