Clínica da Dor
  • 07/07/2020

Clínica da Dor

O QUE É A CLINICA DA DOR?

A Clínica da Dor é um serviço de atendimento voltado aos pacientes acometidos por qualquer tipo de dor crônica, isto é, aquela dor ou desconforto persistente por um período de tempo maior que seis meses e que os tratamentos convencionais - com anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapia - já não produzem mais o efeito esperado.


COMPLEXIDADE

A dificuldade recorrente no tratamento da dor crônica decorre das alterações fisiológicas no sistema de condução da medula para o sistema nervoso central, fazendo com que a dor deixe de ser uma ocorrência trivial e temporária para ser uma síndrome complexa e de difícil tratamento.


EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Segundo o Dr. Yuri Paschoal, a "equipe de dor" deve ser multidisciplinar, composta por enfermeiras, psicólogas, fisioterapeutas e médicos, todos voltados para o controle da dor, tendo em vista que um só médico não conhece todas as áreas da medicina e, por isso, a necessidade de pegarmos a experiência de cada profissional em sua respectiva área e trazê-la para o tratamento, uma vez que consigamos um caminho ideal de controle e, na maioria das vezes, cura da dor crônica.


TRATAMENTO

Os tratamentos para a dor crônica são os mais variados, já que a dor passa a ser compreendida a partir de uma escala, e podem ser medicamentosos ou intervencionista. Sempre começamos o tratamento com medicamentos, psicoterapias e fisioterapias específicas para a dor, é somente quando essa abordagem não surte efeito no paciente que recorremos a métodos de intervenção da dor, ou seja, um bloqueio do nervo, no qual bloqueamos a raiz para que esse paciente tenha a sua dor controlada e resgate sua qualidade de vida, explica o Dr. Yuri Paschoal.