Blog

2

Saiba mais sobre a nucleoplastia da coluna

Saiba mais sobre a nucleoplastia da coluna

A hérnia de disco é uma doença que atinge as cartilagens que protegem as vértebras da coluna de atritos, facilitando sua movimentação e amortecendo impactos. Estima-se que mais de 5 milhões de brasileiros sofram desse problema, que, se não for tratado, evolui em 4 etapas, que pode culminar com o rompimento total do disco intravertebral.

Anualmente, no Brasil, 300 mil pessoas passam por algum tipo de procedimento cirúrgico para tratar de hérnia de disco. Uma cirurgia normal de hérnia tem como inconveniente o tempo de recuperação, entre três e quatro meses. Uma opção é a cirurgia endoscópica, menos invasiva, após a qual o paciente pode retomar suas atividades em até duas semanas.

Para o correto diagnóstico da hérnia de disco, a Orto Center recomenda avaliações clínicas e radiológicas, para prescrição do tratamento adequado.

O que é nucleoplastia

O mais novo aliado da medicina ortopédica, no tratamento da hérnia de disco é a nucleoplastia. Com ele, utilizam-se ondas de rádio para dissolver o material que sai do disco e que causa compressão de nervos e dor. É indicada para tratar de hérnias cervicais, dorsais e lombares, em quase todos os estágios da doença.

Entre as vantagens da nucleoplastia apresentam-se a baixa invasividade do tratamento, já que não é necessária internação, tampouco realizam-se cortes. Em média, em 75% dos casos atendidos, o alívio da dor é imediato.

Clinicamente, pode ser considerada um tratamento conservador, como injeções epidurais e fisioterapia. Realizada ambulatorialmente, a nucleoplastia é feita com a inserção de um catéter no disco lesionado, que transmite ondas de rádio orientadas, removendo o disco de forma gradual.

Uma grande vantagem da nucleoplastia é seu baixo custo, representando, portanto, uma opção de tratamento acessível e altamente eficaz. No pós-operatório, recomenda-se exercícios de baixo impacto, indicados não só para melhora no condicionamento físico, como também para prevenir o surgimento de novas lesões.

Na Ortocenter, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro, nossos especialistas estão prontos para atender aos casos de hérnia de disco, com a prescrição do tratamento mais apropriado. Saúde é coisa séria, previna-se!

Dr. Alan Robert Wieczorek
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.91339-1
Especialidade – Cirurgia da Coluna Vertebral

2 thoughts on “Saiba mais sobre a nucleoplastia da coluna”

    CRISTINA NOLASCO | 18 de maio de 2015 | Reply

    Hernia de disco lombar tem cura.
    Sem precisar operar.

    SILVIO LIMA | 4 de novembro de 2015 | Reply

    Boa tarde, DR. Tenho hernia de disco na L4,L5 dai eu fiz a nucleoplastia no mês de março desse ano, mas as dores voltaram novamente e outro médico quer fazer novamente, nucleoplastia agora no mês de novembro, isso é normal só faz 08 meses que fiz esse procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>