Lombalgia
  • 30/07/2020

Lombalgia

Conheça os tipos e tratamentos da famosa dor na coluna

A lombalgia é um problema extremamente comum e afeta mais pessoas do que qualquer outra patologia, entre 65% e 80% da população mundial desenvolve ela em alguma etapa de suas vidas. Também conhecida por dor nas costas, a lombalgia pode afetar indivíduos de todas as idades. No entanto, mais de 50% dos pacientes melhoram após 1 semana, 90% após 8 semanas e apenas 5% continuam apresentando os sintomas por mais de 6 meses. 

Em alguns casos, além de causar dor na região lombar inferior, pode causar sensação de queimação ou formigamento nas pernas, principalmente na parte de trás, pois afeta o nervo ciático que passa por esta região.

A maioria das dores lombares é causada por erro na postura ao realizar movimentos como abaixar, carregar peso, sentar e até deitar, ou o uso excessivo das estruturas da coluna com esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas e  posição inadequada no trabalho. Além disso, elas também podem ser resultado de doenças inflamatórias.

A lombalgia pode ser aguda , que dura menos de três semanas, subaguda, de um a três meses ou crônica, por mais de três meses. Para o diagnóstico, o médico tem um papel fundamental  e precisa de um histórico detalhado da dor pois o principal sintoma é ela, no entanto, essas dores podem se intensificarem e causar febre e até perda de peso. 

O tratamento pode ser feito com fisioterapia e reeducação postural global (RPG). Além disso, uma boa maneira de prevenir ou diminuir a dor é fazer exercícios de alongamentos e buscar sempre uma boa postura.