O que leva o paciente a ser reoperado de hérnia de disco lombar?
  • 01/10/2024

O que leva o paciente a ser reoperado de hérnia de disco lombar?

“Um dos principais motivos é o esforço exagerado no pós cirúrgico. Siga rigorosamente as orientações de seu médico” orientam Edward Robert Orr e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos especialistas em coluna.

É o caso da paciente, 39, operada há três meses (17.06), quando os cirurgiões evidenciaram compressão da raiz descendente de S1.

Na ocasião, eles optaram pelo acesso por via inter-laminar - técnica mais utilizada para cirurgia de hérnia de disco - das raízes L5 e S1 à esquerda. Com a liberação de ambas, finalizaram vitoriosos o procedimento.

Três meses depois

paciente volta ao ambulatório da Orto Center com alguns sintomas da hérnia de disco anterior, sinalizados novamente para a raiz de S1, à esquerda. Os médicos lamentaram o ocorrido e justificam o fato: “Devido a um esforço exagerado”.

Após avaliação criteriosa da Ressonância Magnética, os cirurgiões chegaram à conclusão, devido ao aparecimento da hérnia comprimindo a raiz de S1 recesso lateral de que a melhor alternativa, dessa vez, seria recuperar a raiz de S1 e liberar a de L5

Cirurgia endoscópica em 18 de setembro

Para liberarem as raízes de L5 e S1, a esquerda, os doutores Edward Robert Orr e Renato Bastos, optaram pelo acesso por via-interlaminar:

“Importante, sempre, chamar a atenção nesse ato cirúrgico em função das aderências normalmente associadas. Qualquer descuido, pode se transformar em complicação, tipo uma lesão da dura-máter a mais externa das três meninges que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Portanto, todo cuidado é pouco” alertam.

Finalizado o procedimento com muito cuidado e delicadeza, os cirurgiões retiraram toda a fibrose na região anterior da raiz descendente de S1 e um pedaço pequeno do disco inter vertebral dessa região mais superior:

“Contido todo o sangramento tivemos a certeza de que a raíz estava totalmente liberada em todo o seu sentido. Ou seja: desde a região proximal até a região distal”, concluem.

Participaram do procedimentoEdward Robert Orr Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).

Quer saber mais sobre Endoscopia de Coluna e tirar todas as suas dúvidas? Acesse nossos vídeos nas mídias sociais  ( YouTubeInstagram e Facebook).

Agendamento:

Entre em contato através do WhatsApp 3861-6477

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center