
A discectomia endoscópica lombar é indicada para pacientes com hérnia de disco lombar?
“Com certeza, e com menor trauma do que a cirurgia tradicional”, garantem os doutores Edward Robert Orr e Renato Bastos especialistas em cirurgias endoscópicas de coluna.
O procedimento, minimamente invasivo, busca um tratamento mais preciso, reduz a pressão sobre os nervos, alivia a dor, acelera a recuperação e minimiza complicações.
Avaliação da paciente
Atendida no ambulatório da Orto Center, por Edward Robert Orr e Renato Bastos, paciente, 50, apresentava dor e parestesia (formigamento e dormência), predominantemente, na face anterior da coxa e lateral da perna esquerda, sugestivas de radiculopatia (compressão das terminações nervosas na coluna vertebral) das raízes L4 (principal) e L5 (secundária).
Diante dos sintomas acima citados, os cirurgiões ortopédicos, concluíram:
“A paciente é portadora de hérnia de disco lombar póstero-lateral, à esquerda, comprometendo as raízes L4 e L5, com envolvimento secundário de L2 e L3”.
Em seguida, solicitaram os exames físico e de imagem (Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada) que indicaram a compressão das raízes: emergente de L4 e descendente de L5.
“Além disso, constatamos envolvimento adicional discreto das raízes L2 e L3, sem sintomatologia clínica relevante. Decidimos pela discectomia endoscópica lombar”, complementam os doutores.
Procedimento endoscópico em 14.05.2025
Foco cirúrgico
Abordagem das raízes de L4 e L5, à esquerda, por via de acesso foraminal técnica cirúrgica para alcançar o disco e a raiz nervosa. Muito utilizada em procedimentos como discectomia.
“Inicialmente, limpamos o forame. Em seguida, marcamos com linhas radiológicas, para o planejamento do ângulo de entrada e prosseguimos, descomprimindo a raiz emergente de L4 com a retirada da hérnia”.
Para descomprimir a raíz nervosa, descendente de L5, que se encontrava presa, o acesso foi transforaminal, realizado pelo lado da coluna.
“Com a utilização das técnicas cirúrgicas adequadas, liberamos com sucesso ambas as raízes”, comemoram Edward Robert Orr e Renato Bastos especialistas em cirurgia endoscópica de coluna.
Participaram da discectomia endoscópica lombar Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel; (anestesiologista) e Marisa Brandao (instrumentadora cirúrgica).
Preocupado com a saúde da sua coluna? Venha para Orto Center e conheça nossos ortopedistas com especialização em cirurgia da coluna vertebral. Eles estão sempre à disposição para trazer mais qualidade de vida ao paciente.
Marque sua consulta pelo WhatsApp: 3861-6477
Acompanhe nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook e assista os vídeos.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center