
Ortopedista da Orto Center participa como palestrante da 17ª edição do CBOOM
O maior Congresso Ortopédico de Osteometabolismo, aconteceu de 8 a 10 de maio passado, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
O XVII Congresso Brasileiro Ortopédico de Osteometabolismo (CBOOM), idealizado pela Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), reuniu os maiores especialistas nacionais e internacionais em Ortopedia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia, Nefrologia e Reumatologia.
Na ocasião, eles discutiram as últimas inovações e avanços na saúde óssea e metabolismo.
Com uma programação científica rica e multidisciplinar, o evento foi uma excelente oportunidade para troca de conhecimentos, networking e aprimoramento profissional.
Palestras em destaque
A ex-presidente da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), com mandato de 2020 a 2023, Dra. Cecilia Richard, ministrou as palestras “Osteoformadores: Romosozumabe” e “Caso cínico - OP de muito alto risco de fraturas”. A ortopedista e traumatologista comenta:
“Tive a honra de participar de mais esta edição do CBOOM ao lado de colegas do mundo inteiro, onde debatemos e discutimos, em palestras e mesas redondas, temas extremamente atuais e desafiadores que contemplam a multidisciplinaridade da osteoporose”.
Nos casos clínicos, a membro das Sociedades Brasileiras de Coluna e de Ortopedia, destacou condições de paciente com risco muito alto de fratura:
“Neste caso, onde as evidências são robustas, há necessidade da abordagem de forma terapêutica, em primeira linha, com droga de ação poderosa e rápida, no sentido de recuperar o tecido ósseo extremamente fragilizado”.
Na mesma linha, segundo a diretora médica do Centro de Pesquisa de Osteoporose do RJ (CEPOR), as drogas anabólicas (formadoras ósseas) seguidas por medicação antirreabsortiva são as mais indicadas, sempre acompanhadas de reposição de cálcio, vitamina D, aporte proteico e exercícios de resistência (para evitar quedas).
“Monitorar o tratamento através da avaliação clínica, laboratorial e de imagem se torna imperioso”, finaliza a membro da diretoria científica da Associação Brasileira de Avaliação Óssea (ABRASSO).
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center