Blog

Tendinite – Sintomas, causas e tratamentos

Tendinite – Sintomas, causas e tratamentos

A tendinite é uma inflamação no tendão, que atua como uma estrutura fibrosa, uma espécie de corda responsável por unir os músculos aos ossos. A inflamação tem como característica a presença de dor e a inchaço do tendão e, embora seja mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo ela pode acontecer em qualquer parte do corpo.

As causas mecânicas que provocam a tendinite são esforços repetitivos e prologados, mas também a sobrecarga. Já quimicamente, o que ajuda a doença a se manifestar é uma alimentação incorreta ou por causa de algumas toxinas presentes no organismo. Ou pode acontecer pelo fato dos músculos e os tendões não estarem sendo drenados suficientemente, ocasionando desidratação.

Causas e fatores de risco da tendinite

O tendão não é forte como o osso e também não é elástico como os músculos, por isso em caso de sobrecarga, o tendão é que mais sofre. Por estar relacionado a fatores diferentes, o tratamento deve ser feito em clínica ortopédica especializada.

Fatores de risco da tendinite

  • A sobrecarga do tendão, causada normalmente por falta de alongamento
  • Postura inadequada, principalmente no que envolve os ombros
  • Movimentos repetitivos, como no uso de computadores
  • A idade, pois com o passar do tempo o tendão pode ficar deficiente
  • Estresse pode prejudicar os músculos e prejudicar os tendões
  • Atividades esportivas em excesso ou sem material adequado
  • As células podem reconhecer os tendões como inimigos e atacá-los

Sintomas e diagnóstico da tendinite

A tendinite normalmente é aguda, com dor até 45 dias, e se não cuidar torna-se uma doença crônica. No geral, a presença de dor local acaba chegando a toda musculatura ao redor, levando a fadiga com a sensação de peso.

A dor piora devido aos movimentos e pode acabar diminuindo a força, e se durar por muito tempo, causa atrofia muscular. Em determinados casos se nota o inchaço no local e a presença de calor e/ou vermelhidão.

O diagnóstico da Tendinite

Há basicamente dois meios pelos quais se chega ao diagnóstico da tendinite, por meio da conversa que o paciente tem com o médico e através de exames físicos. No segundo caso, o médico busca os sinais de dor e sensibilidade nos locais que o paciente indicar. Existe, para cada tipo de tendão, uma espécie de teste físico.

Em alguns casos, o médico pode pedir exame de imagem que julgar apropriado para ter certeza do diagnóstico, assim é possível avaliar a gravidade da inflamação, bem como eliminar outras causas de dor.

Tratamentos da tendinite

Há variados tratamentos para a tendinite, desde terapias por ondas de choque, até a acupuntura, passando pela aplicação de gelo. Mas geralmente se recomenda repouso do tendão afetado, por um tempo determinado pelo médico.

Também pode se tratar com medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia (link para a especialidade) para analgesia, ou até mesmo ser necessário o procedimento cirúrgico, desde que haja acompanhamento ortopédico especializado.

Como evitar que a dor volte

  • Melhorar a ergonomia no trabalho e corrigir a postura
  • Alongamento dos músculos, na medida certa
  • Fortalecimento muscular
  • Saber respeitar a dor
  • Se possível, adote pausa no trabalho

Clínica Ortopédica no Rio de Janeiro

Para o tratamento de tendinite ou outro problema ortopédico você pode contar no Rio de Janeiro com a Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, que conta com uma equipe médica altamente especializada e com os melhores e mais modernos aparelhos para os procedimentos médicos.

Dr Raul Montano

Dr. Raul Montano
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.5588-58
Especialidade: Cirurgia de Mão 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>