Blog

O que é Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

O que é Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é a inflamação do tendão causada pela repetição de determinados movimentos contínuos, como escrever, tocar algum instrumento, dirigir, digitar etc. Essa lesão é conhecida popularmente como tendinite e também pode ser entendida como uma doença ocupacional, quando a capacidade física do corpo humano e os requisitos físicos de tal atividade são incompatíveis.

Além dos movimentos repetitivos, fatores de risco como postura incorreta e levantamento de peso recorrente também podem causar a LER. Atualmente, o que mais tem levado às pessoas ao ortopedista por conta da tendinite é a atividade de digitação intensiva.

Como identificar uma Lesão por Esforço Repetitivo

Muitas pessoas convivem anos e anos com a lesão por esforço repetitivo e não se dão conta. Trata-se de uma doença extremamente silenciosa e com sintomas escassos, pois ela se instala lentamente no organismo humano. Quando a tendinite começa a dar seus sinais, o paciente nota um desconforto, que, mais tarde, dá lugar a uma dor intensa na área afetada.

Dicas para prevenir a LER

Felizmente, é completamente possível prevenir a inflamação adaptando o ambiente de trabalho ou o de lazer às particularidades e às características psicofisiológicas do corpo. Algumas medidas apropriadas e que devem ser tomadas no cotidiano são capazes de diminuir ou até extinguir a probabilidade de se adquirir a doença. São elas:

  • beba muita água ao longo do dia, pois a hidratação é de extrema importância;
  • crie o hábito de se alongar, pelo menos 20 minutos por dia;
  • tome cuidado com a postura (ombros relaxados, costas apoiadas no encosto da cadeira e pulsos retos);
  • tente manter as plantas dos pés inteiramente apoiadas no chão;
  • para quem trabalha ou tem o hábito de ficar muito tempo no computador, a cada 25 minutos de digitação, tire 5 minutos para descansar as mãos;
  • a cada uma hora de digitação, o recomendado é sair um pouco da cadeira e se movimentar;
  • ao digitar, evite apoiar o pulso na mesa, pois pode causar uma compressão nos nervos;
  • respeite a distância máxima de 70 centímetros e a mínima de 50 centímetros entre você e o monitor;
  • procure utilizar cadeiras que possam ser ajustadas e que tenha encosto.

Tratamento

Por haver diversas causas, o tipo de tratamento adequado para a LER precisa ser avaliado pelo médico, que vai receitar o medicamento adequado, assim como dosagem e a duração. É importante dizer que a automedicação não é recomendada, pois por se tratar de uma lesão relativamente séria o uso de algum analgésico pode aliviar a dor momentaneamente, mas não vai tratar a raiz do problema, fazendo com que o incômodo seja recorrente.

Em casos de dor persistente no mesmo local somados a atividades repetitivas, procure imediatamente um profissional especializado. Na Orto Center, clínica de ortopedia em Jacarepaguá, você encontra um atendimento rápido e seguro. Agende sua consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>