Blog

Hérnia de disco cervical e cirurgia de discectomia

Hérnia de disco cervical e cirurgia de discectomia

A hérnia de disco cervical é o segundo tipo de hérnia mais recorrente na coluna vertebral. Assim como na hérnia de disco lombar, ocorre o extravasamento da substância que permeia os discos que se localizam entre as vértebras, que atuam como amortecedores e auxiliam na mobilidade e flexibilidade da coluna.

As causas para o rompimento da superfície discal são variadas, e podem ser desde degeneração associada à idade, agravada por maus hábitos como tabagismo e sedentarismo, por traumatismo ou mesmo pela má postura. Os sintomas são similares aos da hérnia lombar, como dor na região do pescoço e formigamento em um dos membros superiores ou no ombro. A pessoa pode, ainda, sentir fraqueza nos braços e ter dificuldade em realizar movimentos no pescoço.

O ortopedista especialista em cirurgia da coluna, para diagnosticar a hérnia cervical, deverá indicar exames de imagem, como ressonância magnética, raios-X ou de tomografia, para determinar o tratamento adequado de acordo com a gravidade de cada caso. A cirurgia é indicada em quadros avançados de degeneração ou quando as formas conservadoras de tratamento não surtem efeito.

Como é feita a cirurgia de hérnia cervical?

Assim como a cirurgia de hérnia na região lombar, a de hérnia cervical envolve fatores que exigem ainda mais preparo e atenção do cirurgião, principalmente em procedimentos mais avançados como a discectomia, técnica que consiste na retirada do disco danificado para substituição por uma prótese. Existe também possibilidades de procedimentos menos invasivos, como a endoscopia.

Após a discectomia, pode haver alguma perda na amplitude dos movimentos do pescoço, imperceptível se a prótese for implantada de forma correta. Como é uma técnica relativamente recente, ainda não se pode avaliar com precisão o que pode vir a acontecer após a passagem dos anos. Entretanto, os resultados imediatos são bons, e o paciente submetido à discectomia pode voltar para casa 24 horas após a cirurgia. Para garantir a total recuperação, recomenda-se o uso de colar cervical, como forma de proteger o pescoço de eventuais esforços, que devem ser controlados e liberados gradualmente.

Cirurgia de hérnia cervical na Orto Center

Para diagnosticar, tratar e, se necessário, realizar cirurgia para recuperação de hérnia cervical, procure sempre especialistas reconhecidos pelas respectivas associações médicas de classe. Os especialistas em cirurgia da coluna da Orto Center, clínica de ortopedia em Jacarepaguá, estão prontos para recebê-lo para uma conversa, e ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

Dr. Alan Robert Wieczorek
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.91339-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>