Blog

21 de Setembro – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

21 de Setembro – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

De acordo com dados do último Censo realizado pelo IBGE em todo o Brasil, em 2010, 24% da nossa população possui algum tipo de deficiência, seja ela física, mental, motora ou auditiva. Estas pessoas, que ainda são tão esquecidas pela sociedade, ao menos têm um dia para serem lembradas: o dia 21 de setembro é Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

A data, inclusive, é oficializada pela Lei Federal nº 11.133, de 2005. Além desta, existem outras leis que garantem um pouco mais de conforto e acessibilidade a quem precisa. A Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, por exemplo, é a que garante o livre acesso de todas as pessoas a edifícios públicos e transportes coletivos, mesmo que, para isso, sejam necessárias reformas para garantir a segurança dos usuários que precisarem de itens de acessibilidade, como rampas ou pisos táteis.

Outra lei que tem contribuído para esta população é a de nº 8.213, de 1991, que garante que 2% a 5% dos postos de trabalho sejam ocupados por pessoas com deficiência nas empresas que possuem mais de 100 empregados.

Pessoas com deficiência não são incapazes

Apesar de as leis fazerem questão de garantir mais liberdade às pessoas com deficiência, uma coisa que precisa ser bastante propagada é que elas não são inúteis ou desqualificadas. Prova disso é o fato de que muitas delas estão representando o Brasil em inúmeras competições esportivas e, em alguns casos, até obtendo melhores resultados se comparadas a atletas que não possuem nenhum tipo de necessidade especial.

Se você conhece alguém que tenha alguma deficiência, não ofereça ajuda o tempo todo, pois isso pode passar uma mensagem de que você o acha incapaz de realizar seus deveres sozinho. Espere ele pedir. Se você é uma pessoa com deficiência, tenha em mente que você é capaz, sim. O mundo é enorme lá fora e cheio de desafios para qualquer um.

Lembre-se: amanhã pode ser com você

No mundo atual, tudo acontece o tempo todo e sem aviso prévio. Doenças que avançam silenciosamente em nosso corpo ou mesmo um acidente de carro podem comprometer o nosso estilo de vida. Portanto, é preciso ter dois pensamentos fundamentais: o primeiro é lutar para que a Lei de Acessibilidade seja garantida em todos os lugares, sejam eles calçadas, fachadas, praças, shopping centers etc. Não é necessário ter uma deficiência para brigar por isso.

O segundo é a prevenção e/ou tratamento. Caso você não possua nenhum tipo de deficiência, consulte regularmente seu ortopedista para garantir que esteja tudo certo com o seu corpo e que não haja nenhuma doença silenciosa, como a osteoporose, que pode acarretar num grande impacto na sua vida. Pessoas com deficiência devem consultar o médico regularmente, para que ele possa acompanhar seu desenvolvimento. Caso você seja deficiente físico, principalmente cadeirante, idas frequentes ao fisioterapeuta podem ser fundamentais para que o seu quadro tenha bons resultados. Inclusive, é cada vez mais corriqueiro o fato de cadeirantes largarem suas rodas e voltarem a andar sem auxílio de ferramentas, sozinhos, graças a sessões intensas de fisioterapia.

Conheça os fisioterapeutas da Orto Center, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro

A Orto Center, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro, possui fisioterapeutas especializados em casos de impacto neurológico ou até para aqueles que desejam fortalecer os músculos que não têm mais movimentos. Entre em contato conosco e marque já a sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>