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Como ter uma vida saudável na terceira idade?

Como ter uma vida saudável na terceira idade?

Antes de mais nada, precisamos deixar uma coisa clara logo no início do nosso texto: NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR! Muitas pessoas na terceira idade mantêm-se paradas, e não dão um primeiro passo rumo a uma vida saudável e equilibrada com a desculpa de que não adiantaria de mais nada, depois de tantos anos de sedentarismo e de nenhuma preocupação com o que consome. Isso é um grande equívoco. Sempre dá tempo de começar a ter uma vida melhor e mais regrada, por mais avançada que seja a idade. E, como vamos conferir, isso permite livrar-se de antigos inconvenientes, como dores e doenças.

Como manter-se saudável na terceira idade?

Se “você é o que você come”, um ótimo primeiro passo a fim de alcançar uma vida saudável na terceira idade é atentar-se a sua alimentação. De fato, pessoas que ingerem alimentos com uma quantidade maior de sódio, gordura e açúcares (como os enlatados, refrigerantes e fast foods) aumentam drasticamente as chances de apresentarem doenças como pressão alta e diabetes. Por essa razão, é fundamental consultar um nutricionista e solicitar uma dieta ideal para você. O profissional da área irá levar em consideração a sua faixa etária, seu porte físico atual e qual sua necessidade calórica.

Outra questão fundamental é deixar clara para a sua família sua determinação na mudança de estilo de vida. Uma dieta, quando realizada sozinha, é muito mais difícil de ser executada. Peça ajuda aos seus familiares e até convide-os a entrar nessa junto com você. Lembre-se sempre de que os objetivos de uma dieta vão muito além de ter alguns quilos a menos. É realmente atingir uma melhor qualidade de vida. E todos precisam disso.

Atividades físicas na terceira idade

Outra questão importante é a atividade física. É importante estar sempre ativo, pois as chances de doenças são bastante reduzidas quando o paciente tem uma rotina de exercícios. Porém, não exagere! O recomendado é procurar o auxílio de um profissional de educação física. Em algumas cidades, inclusive, existem grupos de exercícios físicos voltados para a terceira idade em locais públicos, gratuitos, que são uma ótima opção para quem não tem dinheiro para pagar um personal trainer.

Além disso, existem academias que têm em seus pacotes danças como zumba ou tango. Elas são ótimas opções de atividade física, pois integram movimento, ritmo, permitem uma maior interação com outras pessoas e ainda exercitam a mente. E por falar em mente…

Mantenha a sua mente ativa!

Assim como a dança, atividades como tricô, palavras-cruzadas, leitura e outras que façam pensar e estimulem a mente são ótimas opções para manter a saúde mental. Procure saber se existem grupos próximos a você que realizem tais atividades coletivamente, e divirta-se!

Consulte seu médico regularmente

Contudo, é importante consultar regularmente o seu médico, para saber como anda a saúde de seu corpo. Principalmente em relação à prevenção de doenças comuns na terceira idade, como Alzheimer e osteoporose. Em relação a essa última, a Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, pode te ajudar. Aqui, você encontra médicos especialistas de alta performance e consegue os mais eficientes tratamentos. Entre em contato conosco e marque já a sua consulta!

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