Blog

Você sabe como agir em caso de fraturas ou emergência ortopédica?

Você sabe como agir em caso de fraturas ou emergência ortopédica?

Você sabe identificar uma fratura? Você sabe como agir? Sabe o que não fazer? Ter noções de primeiro socorros em casos corriqueiros de quedas, ou mesmo em casos mais graves até podem ser o diferencial entre ter ou não uma sequela ou mesmo no alívio da dor.

    • Primeiro passo é verificar visualmente se há fratura: quando há essa situação a dor no local será muito grande, apenas ao encostar ou tentar movimentar o membro, por isso, todo tipo de contato deve ser evitado, até que um profissional esteja no local.
    • O próximo passo é solicitar atendimento médico para agilizar a imobilização feita por um profissional.
    • Se você tiver noção de como se faz uma imobilização, certifique-se de que há meios para a realização de atendimento de urgência, como kit de primeiros socorros.
    • Em caso de fratura exposta não tente colocar o osso no lugar. Evite contato direto com o ferimento e cubra-o com um tecido limpo, de preferência estéril, até a chegada do profissional de saúde capacitado.
    • Para a limpeza do ferimento, apenas água e soro fisiológico, caso haja kit de primeiros socorros à disposição.
    • Em caso de sangramento é importante estancá-lo, fazendo pressão no lado oposto ao ferimento. Se o sangramento ocorre na parte frontal do braço, você deve comprimir a parte traseira dele para encerrar o sangramento. Caso não esteja seguro sobre como fazer, tente manter a vítima em posição imóvel e segura até que um profissional esteja por perto.

Rapidez no atendimento evita deformações e problemas futuros

Um bom atendimento deve ser feito exclusivamente por profissional qualificado, o que faz a diferença entre a cura total e possíveis sequelas. A Orto Center, Clínica Ortopédica em Jacarepaguá, conta com atendimento de urgência, com equipe de médicos ortopedistas qualificados por especialidade. Nossa equipe conta com médicos de coluna, joelhos, cotovelo e ombro, além de cirurgiões chancelados pela SBOT.

Nossa estrutura permite atendimentos com rapidez, e corpo clínico pronto para encaminhar a eventuais cirurgias ou para o especialista mais indicado. O atendimento de emergência ortopédica em Jacarepaguá tem a sua referência, a clínica Orto Center.

Dr Renato Bastos

Dr. Renato Bastos Pereira
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.3426-9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>