Blog

3

Cirurgia endoscópica da coluna, alternativa moderna e segura no tratamento de hérnia de disco

Cirurgia endoscópica da coluna, alternativa moderna e segura no tratamento de hérnia de disco

Amplamente empregado em países do ocidente europeu e Estados Unidos desde a década de 1970, o endoscópio possibilita a realização de cirurgias outrora complexas com mínima invasividade, possibilitando recuperação quase instantânea do paciente, que recebe alta no mesmo dia em que é submetido ao procedimento.

Técnica recente no Brasil, empregada a partir da primeira metade dos anos 2000, a utilização do endoscópio para cirurgias da coluna, principalmente de hérnia de disco, tem se difundido entre cirurgiões ortopedistas, apresentando diversas vantagens, tanto para a equipe médica quanto para o paciente, que se vê livre das dores instantaneamente.

Na Orto Center, clínica de ortopedia em Jacarepaguá, nossos médicos ortopedistas estão habilitados a realizar esse tipo de cirurgia,a maioria membros titulares da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT – e especializados no uso do endoscópio como recurso cirúrgico para cirurgia da coluna, principalmente em casos de hérnia de disco em que o tratamento conservador não mostra resultados.

Entre os diversos benefícios do uso do endoscópio temos, além de ser pouco invasivo e proporcionar quase imediata recuperação no pós-cirúrgico:

  • Risco de infecções hospitalares mínimo, já que pode ser realizado ambulatorialmente
  • O sucesso das intervenções é elevadíssimo
  • Dispensa método cirúrgico radical de descolar músculos e ossos
  • Não deixa cicatrizes grandes e profundas, já que a incisão é minúscula

Endoscópio possibilita inclusive realizar foraminectomia

Como permite alta precisão em procedimentos cirúrgicos, o endoscópio pode ser utilizado também para outros tipos de cirurgias de coluna que exigem tanta perícia do cirurgião quanto a de hérnia de disco, entre elas a foraminectomia.

Indicada para casos de estenose canalar, estenose foraminal, tumores e outros tipos de lesão na coluna vertebral, diferencia-se do procedimento feito em pacientes com hérnia de disco pela forma de incisão, já que o forame de processo transverso consiste num pequeno par de canais localizados nas extremidades das vértebras, por onde passam nervos e artérias vertebrais.

Se você é paciente diagnosticado com hérnia de disco e não vem tendo resultados no seu tratamento, venha para a Orto Center e marque uma consulta. Estamos prontos para te atender!

Dra Cecilia Richard

Dra. Cecília Richard
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.45356-0
Especialidade – Cirurgia da Coluna Vertebral / Joelho / Osteoporose

3 thoughts on “Cirurgia endoscópica da coluna, alternativa moderna e segura no tratamento de hérnia de disco”

    Aninha | 26 de novembro de 2015 | Reply

    Muito interessante o site. Mas minha reclamao so essas dores. Quando enfrentei uma crise de dor lombar, o mdico me falou desse colcho ortopdico. Algum daqui j usou?

    Roberto Mascarenhas Paim | 13 de agosto de 2016 | Reply

    Acabei de fazer esse matado de cirurgia, mais ainda sinto um pouco de dormência no pe e a palma do pé próximo aos dedos encharem.
    Será que a cirurgia não deu certo?

      ortocenter | 17 de agosto de 2016 | Reply

      Oi, Roberto! Na OrtoCenter podemos lhe ajudar. Entre em contato conosco através do e-mail: orto@ortocenter.com.br ou pelo telefone: (21) 3861-6477.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>