Tendinite - Sintomas, causas e tratamentos
A tendinite é uma inflamação no tendão, que atua como uma estrutura fibrosa, uma espécie de corda responsável por unir os músculos aos ossos.
A inflamação tem como característica a presença de dor e a inchaço do tendão e, embora seja mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo ela pode acontecer em qualquer parte do corpo.
As causas mecânicas que provocam a tendinite são esforços repetitivos e prologados, mas também a sobrecarga. Já quimicamente, o que ajuda a doença a se manifestar é uma alimentação incorreta ou por causa de algumas toxinas presentes no organismo. Ou pode acontecer pelo fato dos músculos e os tendões não estarem sendo drenados suficientemente, ocasionando desidratação.
Causas e fatores de risco da tendinite
O tendão não é forte como o osso e também não é elástico como os músculos, por isso em caso de sobrecarga, o tendão é que mais sofre. Por estar relacionado a fatores diferentes, o tratamento deve ser feito em clínica ortopédica especializada.
Fatores de risco da tendinite
- A sobrecarga do tendão, causada normalmente por falta de alongamento
- Postura inadequada, principalmente no que envolve os ombros
- Movimentos repetitivos, como no uso de computadores
- A idade, pois com o passar do tempo o tendão pode ficar deficiente
- Estresse pode prejudicar os músculos e prejudicar os tendões
- Atividades esportivas em excesso ou sem material adequado
- As células podem reconhecer os tendões como inimigos e atacá-los
Sintomas e diagnóstico da tendinite
A tendinite normalmente é aguda, com dor até 45 dias, e se não cuidar torna-se uma doença crônica. No geral, a presença de dor local acaba chegando a toda musculatura ao redor, levando a fadiga com a sensação de peso.
A dor piora devido aos movimentos e pode acabar diminuindo a força, e se durar por muito tempo, causa atrofia muscular. Em determinados casos se nota o inchaço no local e a presença de calor e/ou vermelhidão.
O diagnóstico da Tendinite
Há basicamente dois meios pelos quais se chega ao diagnóstico da tendinite, por meio da conversa que o paciente tem com o médico e através de exames físicos. No segundo caso, o médico busca os sinais de dor e sensibilidade nos locais que o paciente indicar. Existe, para cada tipo de tendão, uma espécie de teste físico.
Em alguns casos, o médico pode pedir exame de imagem que julgar apropriado para ter certeza do diagnóstico, assim é possível avaliar a gravidade da inflamação, bem como eliminar outras causas de dor.
Tratamentos da tendinite
Há variados tratamentos para a tendinite, desde terapias por ondas de choque, até a acupuntura, passando pela aplicação de gelo. Mas geralmente se recomenda repouso do tendão afetado, por um tempo determinado pelo médico.
Também pode se tratar com medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia (link para a especialidade) para analgesia, ou até mesmo ser necessário o procedimento cirúrgico, desde que haja acompanhamento ortopédico especializado.
Como evitar que a dor volte
- Melhorar a ergonomia no trabalho e corrigir a postura
- Alongamento dos músculos, na medida certa
- Fortalecimento muscular
- Saber respeitar a dor
- Se possível, adote pausa no trabalho
Clínica Ortopédica no Rio de Janeiro
Para o tratamento de tendinite ou outro problema ortopédico você pode contar no Rio de Janeiro com a Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, que conta com uma equipe médica altamente especializada e com os melhores e mais modernos aparelhos para os procedimentos médicos.
Dr. Raul Montano
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.5588-58
Especialidade: Cirurgia de Mão