O que é escoliose?
"Uma vez diagnosticada a doença, o paciente deve ser direcionado a tratamentos como fisioterapia, coletes externos (órteses corretivos), palmilhas posturais ou até mesmo a um especialista em cirurgia de deformidades"
Uma coluna saudável possui uma curvatura natural, controlada, naturalmente projetada para se moldar às necessidades do nosso corpo. Entretanto, quando o desvio excede os 10° ideais, é sinal de que algo grave está acontecendo. Isso é o que é chamado de escoliose.
Segundo estudos científicos, a genética pode influenciar no surgimento do problema. Porém, não há alguma situação ou hábito que possa facilitar ou dificultar a transmissão hereditária. E, ao contrário do que muitos pensam, a escoliose não é causada por carregar muito peso ou por uma postura incorreta.
Quem é mais propenso a ter escoliose?
Ela é uma doença da coluna que aparece normalmente (mas não exclusivamente) na adolescência. Nas meninas, a frequência de casos é de cinco a oito vezes maior. A enfermidade pode surgir por conta de doenças neurológicas e/ou anomalias cromossômicas (como é o caso da Síndrome de Down), por razões pós-traumáticas ou, como ocorre de 70% a 80% dos casos, pode ter origem desconhecida.
Escoliose tem cura?
A ciência ainda não conseguiu desenvolver remédios capazes de curar a escoliose, nem mesmo descobrir as suas causas. Porém, dependendo de uma série de fatores (como a gravidade da curva ou a idade), uma vez diagnosticada a doença, o paciente deve ser direcionado a tratamentos como fisioterapia, coletes externos (órteses corretivos), palmilhas posturais ou até mesmo a um especialista em cirurgia de deformidades.
Por esta razão, é importante a consulta constante ao seu ortopedista, para que seja diagnosticado o problema já no início. A Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, pode ajudar em casos de escoliose. Ela possui profissionais especializados, com experiência, que podem intervir em tal quadro. Logo à primeira suspeita, entre em contato conosco e marque uma consulta.