Informe-se sobre o câncer de osso
  • 18/05/2018

Informe-se sobre o câncer de osso

Os casos de pacientes com câncer de osso não são muito frequentes, só no Brasil são registrados quase 3.000 ocorrências a cada ano.

Os casos de pacientes com câncer de osso não são muito frequentes, só no Brasil são registrados quase 3.000 ocorrências a cada ano. Existem vários tipos de tumores malignos que atingem os ossos, todos podem ser tratados sempre que diagnosticados com antecedência ou em estágios iniciais. A causa desse tipo de câncer ainda não está cientificamente claro, mas as teorias mais aceitas são hereditariedade e defeitos nos genes. Há também alguns fatores de risco que aumentam a chance do surgimento de um tumor, como exposição excessiva à radiação e doenças ósseas já existentes.

Existem diferentes categorias dentro do câncer de osso, uma delas são as metástases ósseas, a mais comum entre os pacientes. O câncer metatístico é aquele que se espalha aos ossos a partir de um tumor originado em outro órgão do corpo. Alguns exemplos são câncer de mama, próstata, pulmão, rim ou tiroide. Por outro lado, o tipo primário tem sua origem diretamente no osso e recebe o nome de sarcoma. Nem sempre um tumor será maligno, por isso é importante marcar uma consulta com seu médico para se informar melhor. Na Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, temos uma equipe altamente qualificada para fazer o melhor diagnóstico possível.


Quais são os sintomas?


O indícios para saber da presença de câncer de osso podem ser confundidos com outras doenças, já que só após a realização de um exame é que se confirma a existência de um tumor. Os possíveis sintomas são:

  • febre alta;
  • fraturas constantes nos ossos;
  • sensação de fadiga;
  • perda de peso.


Existe uma cura?


Para tratar o câncer de osso, existem diversos métodos, a sua aplicação vai depender do tipo de tumor, da região onde está localizado e o estágio. Após consultar com o médico, ele vai determinar o tratamento mais adequado para o paciente. Pode ser tanto cirurgia como quimioterapia ou radiação.

Muitas vezes mais de um tipo de recurso pode ser utilizado ao mesmo tempo, mas não é a regra. Seja curioso e faça perguntas durante a consulta para ficar por dentro de tudo o que será feito durante o procedimento.