Descompressão Endoscópica Interlaminar: Solução para o cisco sinovial facetário?
“Sem dúvida... O procedimento minimamente invasivo, oferece ao paciente uma nova chance para a qualidade de vida”, garantem Edward Robert e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos.
Histórico clínico e sintomas
Paciente, 65, ao ser atendida no ambulatório da Orto Center, sentia dor para o membro inferior esquerdo, irradiando da região posterior da coxa, passando pela perna e alcançando a região plantar.
“Padrão clínico, típico de comprometimento da raiz S1. A paciente, que sofria com a patologia há muito tempo, foi submetida a diversos tratamentos conservadores, como Acupuntura, Pilates e RPG. Todos sem sucesso clínico”, atestam Edward Robert e Renato Bastos.
Exames Complementares e Diagnóstico
A partir da avaliação com exames complementares da paciente para auxiliar o diagnóstico, os médicos observaram Artropatia degenerativa na coluna lombar não muito avançada, a presença de uma estrutura menos frequente nas cirurgias endoscópicas e um cisto sinovial facetário.
“Comportamento semelhante ao conhecido cisto sinovial de punho, porém, localizado na região facetária lombar, formado pela expansão sinovial articulada”, atestam.
Os especialistas em cirurgia de coluna complementam, que, existia também, uma íntima relação anatômica entre o processo articular / faceta articular (SAP - projeções ósseas encontradas na coluna vertebral) e a raiz descendente S1 o que contribuia para que o cisto comprimisse a raiz, resultando na sintomatologia apresentada pela paciente.
Nesse caso, aplica-se, perfeitamente, o conceito de “Conteúdo x Continente”. Os doutores explicam:
“Conteúdo: raiz nervosa (S1) e Continente: estruturas ósseas, sinoviais e ligamentares que comprimem a raiz. Qualquer elemento — seja parte mole ou óssea — ao tocar a raiz, inevitavelmente produz dor e déficit neurológico”.
Indicação Cirúrgica
Após revisão clínica e radiológica e diante da falha no tratamento conservador, os cirurgiões optaram pelo procedimento endoscópico por via interlaminar, técnica de escolha para esse tipo de compressão póstero-lateral por cisto facetário.
Descompressão Endoscópica em 12.11.2025
Técnica Operatória
Durante o procedimento, realizado pelo acesso interlaminar, a equipe cirúrgica observou que o cisto estava intimamente colado à dura mater, situação que exige extremo cuidado.
“Movimentos bruscos podem gerar lesão nessa camada externa e mais espessa das três meninges, membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal, complicação conhecida nestes casos”.
Passos principais da cirurgia
1. Acesso endoscópico interlaminar;
2. Remoção controlada do ligamento amarelo;
3. Identificação da raiz descendente de S1;
4. Neurólise minuciosa (procedimento para aliviar a pressão sobre um nervo) da raiz de S1, liberando-a em toda sua extensão.
5. Isolamento e retirada completa do cisto sinovial facetário;
6. Revisão do canal lateral e descompressão adicional da raiz L5, quando necessário.
Resultado durante a cirurgia
De acordo com os doutores Edward Robert e Renato Bastos, a descompressão foi eficaz:
“Como registrado nos vídeos da cirurgia, retiramos completamente o cisto sinovial facetário, liberamos totalmente a raiz S1 e descomprimimos, simultaneamente, a raiz L5”.
Considerações finais
A Descompressão Endoscópica foi concluída com sucesso e sem intercorrências. Os cirurgiões, destacam a importância de contar com os requisitos abaixo, para que os resultados sejam sempre excelentes.
“Caso da cirurgia dessa nossa paciente. Hospital de qualidade, material apropriado, equipe treinada e familiarizada com a técnica endoscópica e respeito rigoroso aos fundamentos do método”.
Equipe cirúrgica: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora).
Descubra como a Descompressão Endoscópica Interlaminar alivia a dor causada por cisto sinovial facetário. Agende uma consulta com um de nossos especialistas em cirurgia de coluna.
WhatsApp: (21) 3861-6477
Acompanhe as mídias sociais da Orto Center (YouTube, Instagram e Facebook).
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center

