Você sofre de estenose lombar? A doença tem cura?
Saiba sobre a condição e a possibilidade de tratamento cirúrgico com os médicos Edward Robert Orr e Renato Bastos do corpo clínico da Orto Center.
Dores na coluna podem ser facilmente confundidas com hérnia de disco e ciático vai depender da localização da dor. E, com a estenose lombar, isso não é diferente.
Geralmente, os principais sintomas da dor na lombar, irradiam para os membros inferiores, principalmente pernas.
Por isso, para entender por que os doutores Edward Robert Orr e Renato Bastos realizaram procedimento cirúrgico via endoscópica no paciente com estenose lombar do canal lateral é só continuar a leitura.
Histórico do paciente
Idoso, 60, há alguns anos vinha com sintomas para as raízes de L3, L4 e L5, à esquerda. Resistente ao tratamento conservador foi encaminhado ao ambulatório da Orto Center em busca de solução para o seu caso.
“Depois da anamnese e, análise criteriosa dos exames físico e complementares do paciente chegamos à conclusão que se tratava de uma estenose do canal lateral das raízes de L4 e L5”, afirmam os médicos.
Como estratégia, decidiram realizar a Endoscopia por via foraminal, ou seja, um procedimento cirúrgico que consiste em acessar a coluna pelo espaço entre as vértebras, conhecido como forame intervertebral, para realizar a remoção de fragmentos ou estruturas que estejam comprimindo a raiz nervosa.
Procedimento em 08 de novembro
“Com a retirada do recesso lateral, liberamos as raízes de L5 (descendente) e de L4 (emergente), além de eliminarmos uma pequena hérnia discal”, destacam.
Dando prosseguimento ao ato cirúrgico, Edward Robert e Renato Bastos, acessaram o nível superior da coluna vertebral das L3 e L4 e retiraram a pequena hérnia extra foraminal, liberando assim, a raiz de L3.
“Finalizamos o procedimento satisfeitos e seguros pela liberação dessas três raízes, à esquerda. Não temos dúvida que a melhora do paciente no pós-operatório será imediata”, comemoram os especialistas em cirurgia endoscópica.
Atualmente, a ciência ainda não possui uma forma de prevenção da estenose lombar. Porém, cultivar uma vida saudável pode auxiliar na prevenção dessa e de muitas outras doenças.
Mas uma coisa é fato: quanto antes tratada, mais fácil será a resolução do seu problema.
Participaram do procedimento endoscópico Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).
Venha para a Orto Center e tenha sempre o acompanhamento de um médico de confiança e especializado. Agende agora sua consulta pelo WhatsApp 3861-6477.
Acompanhe nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook)
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center