Você já ouviu falar em síndrome facetária? Pode ser tratada com cirurgia endoscópica?
“A dor facetária na coluna vertebral quando não temos sucesso com o tratamento conservador indicamos o procedimento” afirmam os cirurgiões ortopédicos Edward Robert Orr e Renato Bastos.
Síndrome facetária
É uma condição médica que pode acometer a região lombar, dorsal e cervical, em que as articulações entre as vértebras da coluna, chamadas de facetas articulares, ficam inflamadas e inchadas.
Elas são responsáveis pela estabilidade e flexibilidade espinhal.
Histórico da paciente
Atendida no ambulatório da Orto Center, pelos doutores Edward Robert e Renato Bastos, paciente, 60, apresentava fortes dores na coluna e muita radiação, à direita, nas raízes L4 e L5.
Diagnóstico
Através de exames físico e de imagem, como Raios-X, Ressonância Magnética e Tomografia, junto de uma anamnese, os médicos checaram a amplitude de movimento da paciente e acharam sinais de desgaste nas articulações da faceta articular.
Após diversas tentativas com tratamento conservador e confirmação do diagnóstico os especialistas em cirurgia por via endoscópica optaram pelo procedimento.
Endoscopia realizada em 26 de março
“Acessamos o forame vertebral espécie de túnel, por onde passa o nervo espinhal, de L4 e L5 e depois de aproximadamente 90 minutos de cirurgia conseguimos a retirada total do processo articular superior da vértebra de L5 que contribui de maneira definitiva para compressão da raiz emergente” enfatizam Edward Robert e Bastos
Segundo eles, “outro ponto a ser considerado com a retirada do processo articular é a liberação da raiz descendente de L5”.
Com as duas raízes liberadas os cirurgiões acreditam que a sintomatologia da paciente irá desaparecer por completo.
Participaram da cirurgia endoscópica de síndrome facetária da coluna lombar: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos) e Bruno Rangel (anestesiologista).
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center
Quer saber mais sobre outros procedimentos e tratamentos médicos? Confira nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook) ou navegue pelo Site para conhecer os profissionais da Orto Center que vão cuidar da sua saúde.