Você já ouviu falar em cabeça de Úmero careca?
O cirurgião ortopédico da Orto Center, Renato Bastos, orienta o que se deve fazer nesses casos.
Acromioplastia econômica
Após diversas tentativas com tratamentos conservadores, além de analgésicos alinhados com a Clínica da Dor, sem sucesso, o paciente, 87 anos, foi submetido no dia 11 de janeiro passado, ao procedimento minimamente invasivo chamado Acromioplastia econômica (retirada cirúrgica da ponta do acrômio).
O doutor Renato Bastos justifica a indicação cirúrgica: “O paciente idoso apresentava lesão de todo manguito rotador do ombro, com sub luxação superior da cabeça umeral e síndrome acromial. Para minimizar as dores optamos por cauterizar a sub acromial, destruindo assim as terminações nervosas” acrescenta o médico.
O cirurgião ortopédico da Orto Center especialista em Coluna e Ombro complementa: “Seguindo a literatura acreditamos, que, queimar as terminações nervosas beneficiaria muito o paciente, além de lhe proporcionar melhor qualidade de vida”.
Cabeça de Úmero Careca
A enfermidade se caracteriza pelo fato de não ter nenhuma musculatura para sustentar a cabeça do Úmero. Ou seja: não existe nenhum músculo íntegro há anos, portanto, o músculo deltoide (músculo da articulação do ombro), não é suficiente para manter a “engrenagem” para o ombro funcionar.
A melhor indicação seria uma prótese reversa.
Vale lembrar ao leitor que o procedimento foi um sucesso. O paciente idoso do doutor Renato recebeu alta no dia seguinte a cirurgia. Vantagem: acompanhamento fisioterápico moderado.
Parabéns, equipe Orto Center!
Participaram da cirurgia: Renato Bastos (médico-cirurgião), Caroline Pereira Guimaraes (acadêmica), Claudia Ramos e Daniele Cortez (médicas anestesistas) e Marisa Brandão (instrumentadora).
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center