Viscossuplementação: o que você precisa saber
Seus resultados são quase imediatos e o paciente não precisa ficar internado
A viscossuplementação é a reposição do ácido hialurônico, substância que lubrifica e absorve choques em partes do corpo, como as articulações. Com o avanço da idade, essa substância já diminui naturalmente e quando há artrose, ela se torna ainda mais escassa, gerando assim dores e prejudicando os movimentos.
O ácido hialurônico pode ser aplicado nos joelhos, ombros, quadril, mãos e tornozelos. Assim que ele entra em contato com a região, a lubrificação já começa a acontecer e o paciente nem precisa ficar internado e, em pouco tempo, já pode voltar à sua rotina normal. Depois da aplicação do medicamento, é importante preservar as articulações, com a visita preventiva ao ortopedista e ainda permanecer atento à quantidade de peso que a região suporta.
Pacientes que passaram por outros tratamentos sem resultados satisfatórios, como a fisioterapia, hidroterapia, além do uso de medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos podem fazer o tratamento, mas sempre com a orientação médica. Os resultados duram, em média, de 6 meses a 1 ano, sendo possível sentir alívio por até 3 anos.