Todas as endoscopias da coluna vertebral são iguais?
Nem todas... Cada caso é um caso, respondem os cirurgiões ortopédicos da Orto Center - Edward Robert e Renato Bastos - com a realização de mais um procedimento.
Os médicos realizaram mais uma Endoscopia da coluna vertebral, com sucesso, no último 02 de agosto, num paciente jovem, 32, que ao ser consultado no ambulatório da Clínica, apresentava sintomas reincidentes para o membro inferior esquerdo, piorando ao longo do tempo e sem melhora com tratamentos conservadores.
Após o diagnóstico com exames físico e radiológico, os especialistas em cirurgia de coluna, Edward Robert e Renato Bastos, chegaram à conclusão de que o paciente era portador de hérnia de disco nas raízes L5 e S1, à esquerda, o que compromete significativamente a S1.
Os cirurgiões observaram, também, através da Ressonância Magnética, que além da presença da hérnia, havia espessamento do ligamento amarelo “o que, aliás, aumentava bastante o processo compressivo para raiz espinhal”, acrescentam.
Tática operatória
A Endoscopia realizada no paciente aconteceu, por via Interlaminar, pela lâmina esquerda, com a retirada do ligamento amarelo. Após o processo e identificada a raiz, a hérnia de disco, foi retirada.
“Depois da confirmação da liberação total da raiz, tanto pela sua face anterior quanto posterior, finalizamos o procedimento” comemoram os cirurgiões.
Vale lembrar, que a técnica da Endoscopia da coluna vertebral, utilizada nas cirurgias de hérnia de disco e em descompressões medulares em todas as regiões da coluna, deve ser sempre avaliada pelo médico especialista em cirurgia de coluna vertebral.
Participaram do procedimento: Edward Robert e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos); Bruno Rangel (médico anestesista) e Erica Torres (instrumentadora).
Problemas na coluna? Agende uma consulta na Clínica Orto Center. Tire suas dúvidas com nossos especialistas em cirurgia de coluna vertebral. Esperamos você...
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center