Tendinite X Bursite
Saiba diferenciar e tratar essas patologias
A tendinite e a bursite podem se manifestar de maneira semelhante, no entanto, elas acontecem em lugares diferentes do corpo. A tendinite é a inflamação de um tendão, ou seja, parte final do músculo que faz a fixação com os ossos. Já a bursite é caracterizada também por uma inflamação, mas que acontece na bursa, bolsa com líquido sinovial localizada entre o osso e os tendões, músculos e pele.
Por apresentarem sintomas parecidos e ambas serem processos inflamatórios, elas geralmente são confundidas. Contudo, elas são diferenciadas por uma ser primária e a outra secundária. A bursite é considerada secundária pois ela acontece depois que já houve uma lesão no tendão onde ela se encontra, ou seja, após a tendinite.
As causas de ambas as patologias geralmente são movimentos excessivos e repetitivos, que causam desgaste e irritação. Outros fatores que podem levar a essas condições são: carregar excesso de peso, realizar atividades físicas de alto impacto, efetuar movimentos com o braço acima da altura da cabeça e o processo natural de degeneração.
Os sintomas geralmente são dores na articulação, inchaço, vermelhidão, fraqueza e dificuldade na realização de movimentos. Inicialmente, eles podem surgir somente quando o indivíduo faz esforços, no entanto, a frequência dos incômodos vai aumentando gradualmente. E, apesar de serem condições temporárias, a tendinite e bursite podem sim tornarem-se crônicas.
O tratamento clínico dessas patologias pode ser feito com analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia e imobilizações. Para aliviar as dores em casa é recomendado o repouso da área afetada e o hábito de por bolsas ou talas úmidas quentes ou frias na região, além de beber bastante água com o intuito de ajudar na lubrificação das articulações.