Sofre com hérnia de disco extra-foraminal?
“A Endoscopia lombar, cirurgia minimamente invasiva, pode resolver o seu problema”, asseguram Edward Robert e Renato Bastos, médicos especialistas no procedimento.
A hérnia de disco extra-foraminal é um tipo de hérnia discal que ocorre fora do forame intervertebral, sendo também conhecida como hérnia lateral.
Trata-se de um deslocamento do disco intervertebral, que se projeta para fora da sua posição normal, mas sem romper completamente a sua cápsula externa.
Histórico da paciente
Paciente, 56, encaminhada ao Serviço de Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral da Orto Center, após múltiplas avaliações em outros centros ortopédicos especializados.
O tratamento conservador, entre eles Acupuntura, Fisioterapia, Pilates e RPG foi amplamente tentado, mas, sem melhora significativa.
A paciente, atendida pelos doutores Edward Robert e Renato Bastos, apresentou um conjunto de sintomas dolorosos na face anterior da coxa esquerda. Segundo eles, “compatível com Radiculopatia lombar da raiz L2, ou seja, inflamação e compressão de uma raiz nervosa na parte inferior das costas”.
“Referia dor irradiada, sensação de peso, fadiga do quadríceps, dor, dormência e fraqueza nas pernas (claudicação neurogênica), com limitação para caminhadas”.
Exames complementares
Após exames físicos e histórico médico para confirmar e aprofundar o diagnóstico, Edward Robert e Renato Bastos, solicitaram a paciente, exames de imagem, tais como: Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, além de Eletromiografia e Eletroneurografia, que evidenciaram:
• Hérnia discal extra-foraminal esquerda no nível das raízes L2–L3, comprimindo exclusivamente a emergente de L2.
• Ausência de comprometimento do forame ou recesso lateral propriamente dito.
• Raiz L3 íntegra, descendendo para o nível inferior de L3 e L4.
Diante do resultado, a equipe médica optou pelo procedimento cirúrgico.
Cirurgia endoscópica extra-foraminal em 22.10 às 17h
Técnica cirúrgica
“Após posicionamento adequado da paciente e controle radiológico, introduzimos o endoscópio, lateralmente, sem necessidade de ressecção óssea ou operação do processo articular” descrevem os cirurgiões especialistas no procedimento.
Através da via lateral do forame foi possível visualizarem, diretamente, o fragmento discal herniado, o qual foi cuidadosamente removido sob visão endoscópica.
“Durante o procedimento, liberamos completamente a raiz L2, com pulsação livre e sem evidência de compressão residual”.
Observações intraoperatórias
Durante o ato operatório que durou cerca de 30 a 40 minutos não houve intercorrências. Hemostasia (mecanismo que evita a perda excessiva de sangue e previne infecções) adequada e preservação integral das estruturas ósseas e ligamentares.
“Trata-se de um caso clássico de hérnia discal extra-foraminal de L2 e L3, á esquerda, responsável por quadro doloroso e déficit funcional do quadríceps”, finalizam com sucesso o procedimento.
Equipe cirúrgica: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões especialistas no procedimento), Bruno Rangel (anestesiologista) e Marisa Brandão (instrumentadora).
Abordagem endoscópica lombar eleita pela sua baixa invasividade, curta duração operatória e rápida recuperação pós-cirúrgica.
Sofrendo com com hérnia de disco extra-foraminal? Consulte nossos ortopedistas com especialização em cirurgia da coluna lombar. Eles entrelaçam excelência técnica com tratamento que visa a sua recuperação.
WhatsApp: (21) 3861-6477
Acompanhe as mídias sociais da Orto Center e fique bem informado (YouTube, Instagram e Facebook ).
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center

