Sintomas e tratamento da sarcopenia
Se você apresentar algum desses sintomas, procure um médico!
A sarcopenia se caracteriza pela perda progressiva de massa muscular, força, desempenho físico e consequentemente qualidade de vida. Os fatores que levam à síndrome podem ser vários: diminuição da inervação, do ritmo de regeneração, hormônios, aumento de mediadores inflamatórios, alimentação, sedentarismo e genética.
Se você apresentar algum desses sintomas, procure um médico:
- Sensação de peso e rigidez nos membros;
- Redução da velocidade da marcha;
- Dificuldade ou incapacidade de subir escadas;
- Diminuição na força de preensão palmar.
Para diagnosticar a sarcopenia existem alguns exames específicos, como o clínico neurovascular, ultrassom, tomografia, ressonância magnética, densitometria e o principal, a bioimpedância.
Tratamento
Para que o tratamento da sarcopenia seja realmente efetivo, ele deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, não basta apenas regular a alimentação ou só praticar exercícios físicos, é preciso um acompanhamento especializado completo, com ortopedista, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo e nutricionista.
Depois da avaliação médica com o ortopedista, deve-se começar o tratamento com exercícios físicos de resistência e aumento de carga progressiva com o acompanhamento de um fisioterapeuta e a orientação de um nutricionista especializado, para determinar a melhor dieta para o paciente.
A partir dos 40 anos devemos ter ainda mais atenção com os músculos, pois é daí que começamos a perder 1% de massa muscular por ano.