Sedentarismo aumenta os problemas nos joelhos?
O ortopedista e traumatologista da Orto Center, Pedro Henrique de Campos Brandão, especialista em cirurgia de joelho, acende o alerta.
Sedentarismo e redução da prática de exercícios
Os dois fatores trazem consequências gravíssimas para pessoas que sofrem com problemas nos joelhos, ou mesmo, as que já possuem Artroplastia Total do Joelho.
Há muitas pessoas que sentem dores nos joelhos, porém dizem não ter machucado, não possuem histórico de traumatismo e não fazem qualquer esporte e nenhum esforço que justifique as dores que sentem e tanto incomodam.
Mas de acordo com o ortopedista e traumatologista da Orto Center, Pedro Henrique de Campos Brandão, “na verdade as dores são apenas mais uma provável consequência do sedentarismo. Ficar muito tempo parado e a falta periódica de exercícios, podem acarretar sérias consequências para os nossos joelhos como por exemplo: dor, sensação de instabilidade e a perda de massa muscular, piorando os sintomas da artrose e da sobrecarga da cartilagem articular(condromalácia)" afirma o médico.
Entre as maiores queixas dos pacientes estão a perda de força física e de mobilidade, atrofia muscular e piora das condições clínicas gerais, ocasionando ou facilitando quadros de hipertensão, diabetes e acúmulo de gordura corporal, o que sobrecarrega as articulações.
Para o doutor Pedro Henrique, ter uma atividade regular que estimule a movimentação do corpo, pode ser uma boa saída para reduzir a possibilidade de lesões.
“Sendo assim, passar várias horas do dia sentado, pode gerar um grande problema não só mental como também físico. Isso acontece, pois, a falta de exercícios físicos faz com que os músculos do corpo fiquem enfraquecidos, sobrecarregando diretamente as articulações” destaca o especialista em cirurgia de joelhos.
O médico lembra que em caso de dúvida ou de dor constante, é de extrema importância que se procure atendimento especializado:
“Dessa forma, será indicado o tratamento certo, bem como as práticas mais saudáveis e efetivas para evitar a má postura e as lesões que ela pode causar” alerta Pedro Henrique.
Está precisando de uma avaliação com um profissional especialista em joelho? Entre em contato com a Orto Center pelas nossas mídias sociais que iremos lhe ajudar.
Acesse as mídias sociais da Orto Center. Acompanhe no YouTube, Instagram e Facebook o nosso conteúdo. Esperamos por você.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Orto Center