Salto alto, o vilão da coluna vertebral
  • 02/01/2019

Salto alto, o vilão da coluna vertebral

Salto alto pode ser prejudicial para coluna vertebral, principalmente se usado com frequência

Desde muito tempo o salto alto é sinônimo de elegância e toda mulher, em algum momento da vida, vive uma relação de amor e ódio com o salto alto. Mas uma coisa é certa, o salto alto pode ser um grande vilão da coluna vertebral.

É importante saber que quando o salto faz com que a mulher precise flexionar os joelhos para compensar a altura, é sinal de que ele está alto demais e consequentemente prejudicial, pois assim ele modifica a postura da coluna vertebral.

Então qual altura ideal do salto?

Segundo o ortopedista Dr. Renato Bastos, o salto não deve ser muito alto e nem muito baixo. O ideal é que tenha entre 5 e 6 cm de altura. Uma boa dica para saber se o salto está alto demais é colocá-lo e se olhar no espelho de lado, se notar que o s joelhos estão dobrados, mesmo que levemente, é sinal de que o sapato está muito alto.

Para quem precisa trabalhar com saltos muito altos ou ficar muito tempo em cima deles, a atenção deve ser dobrada, pois a longo prazo podem aparecer fortes dores na região lombar, devido ao esforço da coluna vertebral em manter o equilíbrio do corpo.


Leia também:

Baropodometria e a saúde dos pés

Como atuar em caso de torção do tornozelo

Dor na lombar? Pode ser espondilose