REVOLUÇÃO NA ORTOPEDIA: Cirurgia endoscópica de estenose do canal lombar com célula tronco
O procedimento foi realizado por cirurgiões da Orto Center auxiliados pelo pesquisador Carlos Henrique Bittencourt, precursor do estudo e aplicações em PRP (Plasma Rico em Plaquetas).
Estudos científicos comprovam resultados expressivos na aplicação de células-tronco adultas mesenquimais no tratamento de várias doenças. No campo ortopédico já é sucesso absoluto.
“A medicina celular chega com força total nas pesquisas ortopédicas e hoje, certamente, pode-se esperar um novo tipo de Medicina” avalia doutor Renato Bastos diretor médico da Orto Center.
Histórico do paciente
Médico, 74, sofria há mais de 25 anos de estenose do canal lombar em múltiplos níveis
A sua principal queixa era dor lombar intensa sem muita irradiação para os membros inferiores, mas tinha grande dificuldade para andar de forma ereta.
Além disso, destacam os médicos, “ele apresentava claudicação Intermitente de natureza neurogênica, um tipo de dor na perna que aparecia, principalmente, quando caminhava”.
Após estudo minucioso, anamnese e exame físico os doutores identificaram no paciente: uma hérnia nas vértebras L2 e L3, extrusão no canal vertebral central, obliterando (anulando) o canal vertebral, 2 múltiplas hernias nas L3, L4, e L5 e três artroses vertebrais facetárias bilaterais em toda a coluna lombar.
Diante deste caso complexo e incomum e com a necessidade de diversas intervenções para solucionar as patologias os cirurgiões optaram pela cirurgia endoscópica com células tronco ("células do futuro").
Procedimento realizado em 17 de julho
Primeiro, o doutor Carlos Henrique Bittencourt, especialista em Ortopedia Regenerativa, retirou todo o material da crista ilíaca superior, no total de 22 seringas, que continham gordura, sangue e células tronco.
Em seguida, encaminhou para a biomédica Pakisa Toni, especialista na preparação de PRP (Plasma Rico em Plaquetas), que fez o preparo das células mesenquimais.
“Essa área é muito rica em células tronco e formadora de sangue. Na verdade, forma um pool de células tronco (mononucleares, hematopoéticas e mesenquimais). Quando você centrifuga, mais da metade é gordura e um quarto é de sangue mesmo”, destaca o pesquisador.
Pakisa retirou o sangue venoso que passou por um processo de centrifugação:
“Nessa centrifugação, separamos as células de nosso interesse que são as plaquetas e preparamos as células mesenquimais para serem colocadas nos discos intervertebrais e nas articulações facetarias” ressalta.
O doutor Bittencourt salienta a importância de trabalhar nestes casos com biomédicos:
“É fundamental... Desde que comecei a fazer plaquetas sempre trabalhei com esses profissionais. Lembro, que o primeiro laboratório no Brasil foi do professor Radovan biomédico que começou no Pró-cardíaco, lá, em Petrópolis”.
Objetivo alcançado com sucesso
Finalizado o procedimento, o doutor Yuri Paschoal, colocou o material preparado pela doutora Pakisa em todas as cinco articulações facetárias tanto à direita quanto à esquerda.
Das 22 seringas de sangue coletadas e depois centrifugadas foi produzido um milímetro por seringa de células tronco mesenquimais,
“Essas células tronco colocadas no disco vertebral e nas facetas do paciente elas se proliferam e assumem o papel de regeneração. Esse é o objetivo final...” complementa Renato Bastos especialista em cirurgia de coluna vertebral da Orto Center.
Sem dúvida nenhuma, que a Medicina Regenerativa, com uso de PRP com suas variações e a utilização de células mesenquimais faz parte de um arsenal dentro da Ortopedia, com inúmeras indicações.
“Parabéns, equipe, em especial, ao doutor Yuri, que nos convidou para participar desse caso fantástico! Grato pela confiança, querido colega agradece Renato Bastos, diretor médico da Orto Center.
Participaram do procedimento endoscópico os médicos: Yuri Paschoal (responsável pela Clínica da Dor na Orto Center), Carlos Henrique Bittencourt e sua assistente Pakisa Toni (biomédica) - ambos atuando em Medicina Regenerativa -, Edward Robert, Renato Bastos e Rafael Brás (anestesista).
Quer saber mais sobre este procedimento? Assista o vídeo em nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook) ou navegue pelo Site.
Agendar sua consulta? Entre em contato através do WhatsApp: 3861-6477
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center
#célulastronco #cirurgiadecoluna #ortopedia #traumatologia #biomedicina