Quem tem Estenose central e lateral degenerativa precisa operar?
De acordo com os cirurgiões ortopédicos, Edward Robert Orr e Renato Bastos, “uma vez confirmado o diagnóstico e se o tratamento conservador não funcionar, a cirurgia endoscópica pode ser uma alternativa”.
A Estenose central e lateral degenerativa são doenças que afetam a coluna vertebral e podem evoluir para quadros de compressão neurológica e alterações importantes, entre elas dor incapacitante, perda do equilíbrio, da sensibilidade e da força dos membros inferiores.
Histórico do paciente
Com cerca de 55 anos, atendido no ambulatório da Orto Center pelos médicos - Edward Robert Orr e Renato Bastos - apresentava um quadro grave de Estenose central e lateral degenerativa avançada, localizada no canal central da coluna vertebral, a nível das raízes L4 e L5.
“Entende-se, que nessas Estenoses, existe comprometimento das diversas raízes dos membros inferiores. Em algumas ocasiões, até determinam o aparecimento de um diagnóstico chamado Síndrome da Cauda Equina agravado, em muitas das vezes, com o aparecimento de uma hérnia de disco” explicam os doutores.
Saiba o que é Síndrome da Cauda Equina (SCE)
É uma doença grave que ocorre quando o feixe de nervos na parte inferior da medula espinhal é comprimido ou danificado. A região afetada é conhecida como cauda equina, pois tem um aspecto semelhante a uma cauda de cavalo.
Ato cirúrgico em 11 de outubro
Com a retirada de praticamente todo arco posterior da vértebra da raiz de L4, o ligamento amarelo e os processos articulares, a esquerda e a direita, e, parcialmente, os recessos laterais da hérnia discal das raízes de L4 e L5, os cirurgiões especialistas em coluna vertebral iniciaram o procedimento.
“Só nos demos por satisfeitos, depois da liberação total de todas as estruturas nervosas da referida região”, destacam.
Os doutores Edward Robert Orr e Renato Bastos ressaltam, que este tipo de cirurgia por ser extremamente trabalhosa demanda muita cautela e paciência. O tempo de duração normalmente passa de três horas.
Participaram do procedimento: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).
Este conteúdo foi útil para vocês? Dúvidas sobre a Estenose central e lateral degenerativa não hesitem em entrar em contato com nossa equipe através do WhatsApp 3861-6477.
A Clínica Orto Center está disponível para conhecer o seu caso e oferecer cuidados com segurança e qualidade.
Acesse nossas mídias sociais ( YouTube, Instagram e Facebook) e assista o vídeo da cirurgia. Compartilhe.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center