Quando as Artrodeses são bem-sucedidas?
“Devemos sempre lembrar quanto menos vértebras artrodesadas melhor o resultado” garantem Alan Robert e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos especialistas em coluna vertebral.
Artrodese cervical é o procedimento cirúrgico de fixação entre duas ou mais vértebras da coluna cervical. Ela é indicada, principalmente, para garantir a estabilidade da coluna cervical e reduzir a dor.
Histórico da paciente
Jovem, acima de 37 anos, atendida no ambulatório da Orto Center por Alan Robert e Renato Bastos - reclamava de dor irradiada para o membro superior esquerdo há cerca de quatro anos.
Após se esgotarem as tentativas com o tratamento conservador como exames físicos e complementares, entre eles Raios X e Ressonância Magnética, Fisioterapia e medicamentos, os médicos indicaram a paciente, realizar uma Artrodese por via anterior na região das vértebras cervicais de CV e CVI.
“Trata-se de técnica consagrada para tratamento de hérnias cervicais com compressão medular ou radicular. Caso da nossa paciente” complementam os especialistas em cirurgia de coluna.
Artrodese em 10 de outubro
O procedimento cirúrgico que levou cerca de 40 minutos foi realizado por via de acesso cervical anterior, ou seja, pelo pescoço, onde os cirurgiões abordaram as vértebras cervicais CV e CVI, sendo feita remoção do disco intervertebral que faz compressão nos nervos.
“No espaço criado, com a retirada do disco invertebral, preenchemos com um CAGE (espaçador) de 5 mm, com travamento anterior”, explicam os doutores Alan Robert e Renato Bastos.
Segundo eles “a Artrodese é muito simples de ser realizada, mas requer profissionais treinados e material de qualidade”.
Tempo de recuperação
De modo geral, dura dois meses e deve incluir pequenas caminhadas (5 a 15 minutos) diariamente, a partir do quarto dia de cirurgia.
O paciente não deve levantar objetos pesados por dois meses, ficar sentado por mais de uma hora e dirigir. A previsão de retorno ao trabalho se dá após 45 a 90 dias.
Participaram do procedimento: Alan Robert e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Guilherme Costa (anestesiologista) e Marisa Bastos (instrumentadora cirúrgica).
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre o procedimento? Acesse nossas mídias sociais ( YouTube, Instagram e Facebook), assista o vídeo e compartilhe.
Agendamento:
Entre em contato através do WhatsApp 3861-6477
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center