Quando a lesão no ombro necessita de Artroscopia?
O cirurgião ortopédico Renato Bastos especialista em Ombro responde.
A Artroscopia do Ombro é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo indicado pelo cirurgião ortopédico quando o paciente sente dor ou dificuldade de locomoção na articulação.
Segundo o ortopedista e traumatologista Renato Bastos especialista em Ombro e Coluna vertebral esses sintomas geralmente são causados por desgastes nas articulações causados por doenças subjacentes, como a artrose glenoumeral (artrose na articulação do ombro)”.
Normalmente, a Artroscopia é usada em casos de lesões agudas e crônicas no Ombro que não melhoram com o uso de remédios e fisioterapia, servindo como uma forma de complementação diagnóstica.
“Ou seja, através deste procedimento, conseguimos confirmar o diagnóstico prévio realizado por meio de outros exames complementares, como Ressonância magnética ou ecografia, e realizar, ao mesmo tempo, o tratamento, se necessário” complementa o médico do corpo clínico da Orto Center.
Opções de tratamentos realizados através de Artroscopia
- Reparação de ligamentos, no caso de rompimento;
- Remoção de tecido inflamado;
- Remoção de cartilagem solta;
- Tratamento do ombro congelado;
- Avaliação e tratamento da instabilidade do ombro.
Porém, se o problema for mais grave, como uma fratura ou rompimento completo dos ligamentos doutor Renato acrescenta: “Pode ser necessário marcar uma cirurgia tradicional, servindo a Artroscopia apenas para diagnosticar o problema”.
O médico lembra que para realizar uma Artroscopia com segurança o paciente deve sempre selecionar um profissional qualificado e certificado, especialmente um ortopedista especializado em cirurgia do Ombro.
Esta informação foi útil? Procure a Clínica Orto Center e saiba mais.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center