Problemas com dores na coluna lombar?
Equipe de ortopedistas e traumatologistas da Orto Center indica a Cirurgia Endoscópica. Técnica que tem revolucionado o tratamento dos problemas na coluna.
Mais um caso de sucesso
Uma paciente, 55 anos, dos cirurgiões ortopédicos Edward Robert e Renato Bastos foi submetida em 21 de dezembro passado ao procedimento endoscópico na coluna lombo sacra L5 S1 de localização póstero-lateral.
De acordo com os médicos, no caso de hérnias mais laterais, na cirurgia endoscópica existem dois caminhos de acesso: interlaminar ou transforaminal. No caso descrito, eles optaram pela via interlaminar e explicam porque:
“Além de algumas características técnicas a paciente apresentava uma artrose do processo articular o que causava compressão da hérnia discal”.
Sintomas da paciente
Quanto aos sintomas mais para a raiz de S1 e menos para L5 se deve ao comprometimento maior pela raiz descendente (raíz que passa por L5 S1) para se tornar raíz emergente das vértebras de S1 S2.
Os doutores comentam ainda que devido a hérnia ser antiga apresentava uma área de aderência muito grande com a raiz de S1. Além de uma neovascularização do plexo de Batson (veias em forma de novelo que envolvem a raiz).
“Lógico, que o imprevisto retardou bastante o procedimento, mas com calma vencemos esta dificuldade” comemoram Edward Robert e Renato Bastos, ortopedistas e traumatologistas especialistas em coluna vertebral do corpo clínico da Orto Center.
Os médicos ressaltam que a anamnese (história), exame físico e exames complementares do paciente devem apontar sempre para a melhor região a ser operada e lembram:
Característica de SNIPER nas cirurgias endoscópicas: PRECISÃO sempre... Parabéns, equipe Orto Center!
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center