Porque o anestesista é indispensável no centro cirúrgico
“Tudo pronto para iniciarmos a cirurgia quando o colega verificou que a frequência cardíaca do paciente estava muito baixa. Procedimento suspenso por segurança” alerta a equipe de cirurgiões ortopédicos da Clínica Orto Center.
Além do anestesista observar o paciente no pré e pós-operatório, o profissional também tem um papel chave durante o procedimento. Ele tem a responsabilidade sobre a manutenção dos parâmetros vitais do paciente, controlando sua dor e nível de consciência.
Tudo preparado para o paciente, 70, submeter-se a uma cirurgia via endoscópica. O pré-operatório para reduzir o risco de complicações e melhorar a eficácia do procedimento, aprovado em 100%, pela equipe cirúrgica.
Após analisarem o caso, os doutores Edward Robert e Renato Bastos, chegaram à conclusão de que a maior parte dos sintomas relatados pelo paciente estavam relacionados ao comprometimento na região das raízes L3 e L4 no canal central da coluna lombar.
“Optamos então pelo procedimento endoscópio, por via interlaminar, para abertura de toda a região posterior e a retirada do ligamento amarelo”, complementam os especialistas em cirurgia de coluna.
CIRURGIA SUSPENSA POR SEGURANÇA: ALERTA DO ANESTESISTA
Tudo pronto para a equipe iniciar o procedimento que seria realizado na tarde do dia 09 de outubro, quando o doutor Bruno Rangel, verificou que a frequência cardíaca do paciente estava muito baixa.
“Diante das alterações clínicas do paciente antes do ato operatório e em detrimento a sua segurança, decidimos suspender o procedimento, pois caso existisse alguma intercorrência durante a cirurgia poderia determinar o aparecimento de complicações graves”.
Cautela, Precaução e Prudência
Requisitos básicos e fundamentais para uma cirurgia bem-sucedida e segura.
“Tínhamos toda uma estrutura completamente pronta para realizar o procedimento: material de qualidade, hospital todo esterilizado e equipe eficiente, mas, em detrimento a necessidade de segurança do paciente e graças a eficiência do anestesista da equipe, doutor Bruno Rangel, preferimos adiar e aguardar um pouco mais”, relatam os médicos.
Esperançosos por ótimos resultados no próximo ato operatório os profissionais encaminharam o paciente ao clínico geral e ao cardiologista para uma nova avaliação
Plano de saúde: o próximo passo
Mesmo com as burocracias impostas pela Operadora de saúde e com a espera de praticamente um ano para realizar a cirurgia a equipe preferiu priorizar a segurança do paciente:
“Para se ter uma ideia o nosso paciente estava brigando com a Operadora há mais de um ano para fazer esse procedimento. Diante disso sugerimos que ele recorra e tente novamente uma autorização”, concluem Edward Robert Orr e Renato Bastos.
Equipe: Cirurgiões ortopédicos: Edward Robert Orr e Renato Bastos; Anestesiologista: Bruno Rangel; Instrumentadora: Erica Torres.
Parabéns, dr. Bruno Rangel! A sua coragem e o seu profissionalismo em suspender a cirurgia impediram maiores complicações e danos irreparáveis ao paciente dentro do centro cirúrgico.
Gostou do conteúdo? Acesse nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook) e saiba mais sobre os procedimentos realizados pela equipe cirúrgica da Orto Center. Compartilhe.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center