Over the top para estenose lombar via endoscópica
Utilizamos esta técnica fascinante na paciente idosa que sentia dor forte na lombar, destacam Edward Robert e Renato Bastos médicos especialistas em cirurgia de coluna.
A estenose degenerativa do canal vertebral é a causa mais frequente de dor lombar e/ou ciática em paciente idoso e a descompressão central pode ser feita através da "over the top" via endoscópica.
E foram auxiliados por esta técnica que os cirurgiões ortopédicos Edward Robert e Renato Bastos realizaram a descompressão da lombar da paciente, 79, que sentia muita dor no membro inferior direito com sintomas importantes para Raiz L5 transeunte na região de L4 e L5.
Durante o procedimento realizado em 26 de maio do corrente ano, os médicos depararam-se com dois componentes de compressão: artrose do processo articular e espessamento do ligamento amarelo. Eles prosseguem:
“Para somar a estas alterações degenerativas observamos a presença de pequena hérnia discal em L4 e L5 a direita. Como acesso, optamos pela via interlaminar (acesso realizado por trás da coluna) por ser o caminho mais fácil para descomprimir a Raiz que desencadeava os sintomas” acrescentam os especialistas em Endoscopia.
Após liberado o recesso lateral à direita, os cirurgiões verificaram espessamento importante - ligamento amarelo - que os obrigou a retirada a nível do canal central em direção ao lado esquerdo.
“Depois de aproximadamente duas horas de procedimento, através da técnica “over the top”, conseguimos liberar todo o canal central vertebral L4 e L5, o recesso lateral a direita, com a liberação da Raiz descendente, assim como o recesso lateral à esquerda” finalizaram Edward Robert e Renato Bastos.
A próxima etapa no tratamento da paciente é a recuperação funcional com Fisioterapia e acompanhamento médico.
Parabéns equipe Orto Center!
Doutores Edward Robert e Renato Bastos (cirurgiões) e Bruno Rangel (anestesista) e Erica Torres (instrumentadora).
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center