Os melhores exercícios para a terceira idade
Atividades físicas regulares são parte importantíssima de uma vida saudável, ao lado de uma alimentação saudável e bons relacionamentos pessoais. Isso é uma regra para pessoas de qualquer idade, de pequenas crianças até seus avós e avôs.
Mesmo com o corpo prejudicado em consequência da idade, é muito importante que pessoas na terceira idade pratiquem atividades físicas. Ainda que o esforço seja maior até mesmo para atividades leves, esses exercícios podem contribuir muito para combater as alterações que o corpo humano sofre com o passar dos anos, como dores, rigidez muscular, flexibilidade e cansaço.
Exercitar-se três vezes por semana já faz uma enorme diferença, mas é importante ressaltar que, nessa faixa etária, é muito importante ter um acompanhamento médico e/ou ser supervisionado por um educador físico. Quem chega à casa dos 60 precisa procurar atividades condizentes com seu condicionamento físico. Os exercícios mais indicados são os aeróbicos, os de flexibilidade e os de fortalecimento muscular, como veremos a seguir.
Caminhadas
O caminho até a padaria não conta. A caminhada como atividade física requer atenção à respiração, manter as costas e os ombros eretos e usar tênis confortáveis. Além de ser um ótimo exercício aeróbico para quem está na terceira idade, caminhadas são atividades ótimas para promover o convívio social e o contato com a natureza.
Ciclismo
Andar de bicicleta fortalece as articulações, principalmente dos joelhos, tornozelos e quadril, que são áreas que sofrem muito com a idade. Além disso, também ajuda a fortalecer a musculatura abdominal e das pernas.
Natação
Nadar é um dos melhores exercícios para qualquer pessoa, e isso não muda com o avanço da idade. A prática alonga e fortalece os músculos e articulações do corpo inteiro, e também ajuda a prevenir lesões, aliviar dores da artrite, evitar a osteoporose e diminuir o risco de desenvolver diabetes ou hipertensão.
Alongamentos
Para recuperar a flexibilidade do corpo e melhorar a circulação sanguínea, nada melhor que exercícios de alongamento. Além de aumentar a amplitude dos movimentos, esse tipo de atividade também pode diminuir a rigidez das articulações e músculos.
Hidroginástica
Uma coisa que pessoas na terceira idade precisam ter em mente é que é importante evitar grandes impactos. Pensando nisso, a hidroginástica é uma ótima prática, pois todos os seus músculos são exercitados dentro d’agua. Isso diminui o impacto e relaxa as articulações, ao mesmo tempo em que melhora seu ritmo cardíaco e a saúde dos seus pulmões.
Yoga
Unindo força e equilíbrio, a yoga melhora a postura, estabilidade e flexibilidade, além de tonificar a musculatura de todo o corpo.
Pilates
O pilates se tornou um sucesso entre quem tem problemas na coluna, mas ele também é muito indicado para a terceira idade. Entre seus diversos benefícios estão o aumento da flexibilidade, da força e da coordenação motora. Por ser uma atividade que pode ser realizada em grupo, o pilates ainda promove interação social e ajuda a combater o estresse.
Exercícios intensos aumentam a defesa do organismo
Se você tem um bom condicionamento físico, pode experimentar exercícios mais intensos. Uma pesquisa realizada na PUC-RS analisou atletas com mais de 65 anos, e aqueles que fazem maratonas obtiveram excelentes resultados nos exames. O indicado é começar com caminhadas, e com o tempo, intensificar pouco a pouco os exercícios, sempre com acompanhamento médico.
Exercícios para a terceira idade no Rio de Janeiro
A Orto Center, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro, oferece diversas atividades voltas para a terceira idade, inclusive turmas especiais para esse grupo. Entre as nossas especialidades estão o pilates, musculação terapêutica e hidroterapia. Entre em contato com a nossa equipe e torne sua vida ainda mais saudável e prazerosa.