Os benefícios da musculação funcional terapêutica
  • 31/01/2019

Os benefícios da musculação funcional terapêutica

Envelhecer desgasta o corpo humano, independente do estilo de vida o envelhecimento causa o enfraquecimento dos ossos, músculos e articulações.

É possível ainda piorar esse quadro, pessoas que não praticam atividades físicas apresentam perda progressiva de aptidão física e qualquer atividade pode, por mais simples que seja, como caminhar, exigir um imenso esforço.

Mas nem tudo são notícias negativas; mesmo tendo levado uma vida sedentária até agora, é possível reverter esse quadro.

Se você já teve que fazer algumas sessões de fisioterapia, sabe que é bem comum dar uma passadinha na sala de musculação para fazer algum tipo de exercício com pesos. E se você faz parte do time da malhação, também deve saber que alongamentos e os exercícios “mais leves” da fisioterapia são muito importantes para a elasticidade e articulações do corpo. Mas a união de exercícios físicos e fisioterapia tem um nome: musculação funcional terapêutica.

Como funciona a musculação funcional terapêutica

Muita gente acredita que o termo “musculação” está ligado a exercícios físicos pesados e aparelhos complexos de academia, mas na verdade o termo quer dizer “ação muscular”. Por isso, é muito importante que todos pratiquem musculação, independente da atividade escolhida. Já está comprovado que uma boa saúde está atrelada ao trabalho muscular, que garante uma melhor capacidade aeróbica, boa flexibilidade e força muscular.

Benefícios da musculação funcional terapêutica

Fortalecer o corpo não é apenas um benefício estético buscado pelos jovens. O treinamento de força pode ser muito útil para reduzir os sintomas de várias doenças e condições que costumam aparecer com a idade, como artrite, diabetes, osteoporose, sarcopenia, obesidade, dores no corpo e depressão.

A musculação funcional terapêutica na sarcopenia

Segundo o fisioterapeuta Philippe Correa de Carvalho, a sarcopenia vai muito além da perda de massa muscular e força, ela está ligada ao desenvolvimento de doenças metabólicas, físicas e sistêmicas.

“A musculação funcional terapêutica é uma grande aliada na prevenção e no tratamento da sarcopenia”, diz Philippe, que completa falando dos exercícios dinâmicos para o desenvolvimento muscular:

  • Treino de força de forma progressiva, onde a resistência dos exercícios aumenta a massa magra, força e a função muscular;
  •  Exercícios aeróbicos para melhorar o condicionamento cardiovascular e respiratório;
  • Exercícios proprioceptivos, que estimulam a percepção do próprio corpo, melhorando a consciência postural e o equilíbrio.

O fisioterapeuta ainda alerta que todos esses exercícios são de extrema importância na prevenção de quedas também, que podem deixar graves consequências, principalmente para o paciente idoso.

Musculação funcional terapêutica na Orto Center

Na Orto Center, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro, você pode realizar sessões de musculação funcional terapêutica com o Dr. Philippe Correa de Carvalho todas as segundas, quartas e sextas, em sessões de 50 minutos, das 15h às 20h.

Leia também:

Sarcopenia: o que é, causas, sintomas e tratamento

Dieta rica em proteínas ajuda na prevenção da sarcopenia

Cerca de 10 milhões de brasileiros têm osteoporose e a maioria não sabe