O quinquagésimo sexto Congresso Anual SBOT contou com a presença de ortopedistas da Clínica Orto Center
O maior encontro de Ortopedia da América Latina, aconteceu de 14 a 16 de novembro de 2024, no Centro de Convenções Expo Mag, Cidade Nova - RJ.
O evento reuniu líderes da especialidade, entre eles Cecília Richard e Renato Bastos, membros do corpo clínico da Orto Center e empresas do setor, para uma enriquecedora troca de conhecimentos e atualizações científicas.
Dra. Cecília Richard: participação efetiva no 56º CBOT
No primeiro dia do evento, a médica abordou o tema “Estratificação do Risco da Osteoporose”. Segundo o seu relato, mais de 86% dos pacientes que sofreram uma fratura, por fragilidade, irão sofrer uma nova fratura em um ano.
“Apesar disso, 80% deles não são avaliados e nem tratados, nem mesmo, em relação a prevenção de quedas” , lamentou a diretora médica do Centro de Pesquisa de Osteoporose do Rio de Janeiro (CEPOR).
De acordo com a membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), identificar e quantificar o risco de fraturas de um paciente, baseado em diversas diretrizes nacionais e internacionais, auxilia os especialistas a otimizarem o tratamento para um perfil específico e dessa maneira ter a chance de obter o melhor resultado.
No módulo “Aprendendo com os Mestres” a membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), escolhida para abordar o tema por sua expertise, debateu em mesa redonda, com mais quatro colegas, três casos clínicos desafiadores e extremamente impactantes.
Dr. Renato Bastos avalia o 56º CBOT
Além de elogiar o excelente desempenho e participação da colega Cecília Richard nas atividades científicas do Congresso, o diretor médico da Clínica Orto Center, destacou a importância dos Comitês de Subespecialidades que elaboraram uma programação científica abrangente e atualizada.
O especialista em cirurgia de coluna e ombro ressaltou que o evento lhe proporcionou o reencontro com antigos companheiros (vide fotos):
“Revi o Mauro Ferreira Madureira, meu colega de turma, assistindo às aulas e interessado pela Ortopedia Regenerativa. Ele. trabalhou na Orto Center por 10 anos. O Paulo Freire, meu interno no Hospital Italiano, há 32 anos, junto com seu filho estudante de Medicina”.
Bastos comentou que os amigos atualizaram os assuntos nas áreas específicas da Ortopedia e Traumatologia e recordaram com saudade os velhos tempos.
Acompanhe nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook)
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center