O que é estenose lombar central e lateral? O tratamento é cirúrgico?
“Geralmente, essa patologia é decorrente de doenças degenerativas. As possibilidades de tratamento variam de acordo com a condição do paciente” argumentam Edward Robert Orr e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos.
Estenose lombar central e lateral
É uma condição que se caracteriza pelo estreitamento do canal vertebral na região da coluna, comprimindo as raízes nervosas.
Além do processo de envelhecimento, existem doenças que podem dar origem a patologia, entre elas artrite reumatoide, cauda equina (estrutura localizada na base da coluna vertebral, composta por um conjunto de raízes nervosas), lesões e osteoartrite.
Em alguns casos, a idade do paciente pode ser irrelevante, já que a doença pode até acometer jovens adultos.
Histórico do paciente
Idoso, 70, com estenose do canal lombar central e lateral, à esquerda, a nível das vértebras de L4 e L5, quando atendido no ambulatório da Orto Center, pelos ortopedistas e traumatologistas, Edward Robert Orr e Renato Bastos, sentia dor nas costas que irradiava para as pernas.
“Lembramos, sempre, que a estenose lombar, normalmente, está associada à artrose dos processos articulares, assim como o espessamento do ligamento amarelo, além de diminuição do espaço intersomático também chamado de espaço intervertebral ou discal”.
A diminuição desse espaço é uma condição que ocorre quando os discos intervertebrais perdem a sua elasticidade e hidratação, resultando em um afinamento e redução do espaço entre as vértebras.
Diagnóstico
Após o resultado dos exames clínicos e de imagem do paciente, os médicos especialistas em coluna, confirmaram o diagnóstico de estenose lombar. Optaram, então, pela cirurgia endoscópica por acesso interlaminar.
Procedimento em 06 de novembro
“Utilizamos o acesso interlaminar, técnica que consiste em uma incisão na parte de trás da coluna. Finalizamos o ato cirúrgico, retirando todo o arco posterior da raiz de L4”.
Protocolos de segurança
Além de equipe eficiente, material de qualidade e hospital esterilizado para que um procedimento seja bem-sucedido, a segurança do paciente é fundamental.
Vale lembrar, que a primeira cirurgia desse paciente, marcada para 09 de outubro passado foi suspensa:
“Em detrimento a necessidade de sua segurança e graças a eficiência do anestesista da equipe, doutor Bruno Rangel, preferimos adiar e aguardar um pouco mais”, relatam os médicos.
Equipe: Cirurgiões ortopédicos: Edward Robert Orr e Renato Bastos; Anestesiologista: Bruno Rangel; Instrumentadora: Marisa Brandão.
Cautela, Precaução e Prudência requisitos básicos e fundamentais para uma cirurgia bem-sucedida e segura.
Leia o Blog: Porque o anestesista é indispensável no centro cirúrgico
Agende sua consulta pelo WhatsApp 3861-6477.
Acompanhe nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook)
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center