O que é Luxação Recidivante do Ombro?
A instabilidade do ombro significa que a articulação é muito solta e é capaz de se deslocar com relativa facilidade, explica Renato Bastos, cirurgião da Orto Center.
O médico complementa: “E se não for tratada, a Instabilidade pode levar a artrose da articulação do Ombro formado por três ossos: a omoplata, o úmero e a clavícula.
Para ilustrar o caso, uma paciente da Orto Center, 39 anos, professora de Educação Física, com histórico de Luxação Recidivante do Ombro direito foi submetida a procedimento cirúrgico, com o doutor Renato Bastos, no dia 18 de janeiro passado.
O médico ressalta que ela realizou duas cirurgias abertas sendo que a primeira, em 2007 e a segunda, em 2009, sem sucesso: “Infelizmente, as tentativas não obtiveram resultado satisfatório, retornando as Luxações do Ombro, sem contar, que a cada mês a paciente apresentava diversos episódios de Luxação sendo necessário, na maioria das vezes, interná-la para a redução no Ombro” lamenta Bastos.
Após estudo do caso, os especialistas do serviço de Ombro da Orto Center, concluíram que estavam diante do mau resultado da Técnica de Latarjet (método de tratamento para a Luxação do Ombro) na primeira ou segunda tentativa cirúrgica, ou, talvez, uma plicatura (deslocamento) anterior da cápsula articular.
Procedimento cirúrgico
Auxiliado pela Ressonância Magnética o cirurgião ortopédico verificou que não existia cápsula articular em toda a face anterior e superior da cavidade glenoidal ou glenóide (cavidade articular pouco profunda, localizada numa das extremidades da escápula).
“Durante o procedimento, seguindo a regularização de cápsula, de 13h às 18h, retirei o corpo livre e as aderências de toda metade anterior da glenoide” complementa Bastos.
O médico explica ainda: “Depois de raspar todo rebordo anterior da glenóide, com objetivo de promover o sangramento, finalizei a fixação da cápsula articular. Aderida à face anterior da glenoide, a minha expectativa é que ela venha a cicatrizar”.
Prosseguindo, o doutor Renato fechou o espaço dos rotatores (articulação glenoumeral), acreditando que a fixação anterior da cápsula, determine de maneira definitiva a cura da paciente:
“Dessa forma, torço para que nossa paciente tenha muito sucesso no decorrer da sua carreira de professora de Educação Física” finaliza Bastos.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center