Meias de compressão: para que servem e seus benefícios
As meias de compressão diminuem o cansaço muscular, reduzem o risco de lesões e previnem edemas
Muitas pessoas pensam que as meias de compressão servem unicamente para o tratamento da trombose ou varizes, mas elas também previnem lesões musculares durante atividades físicas e edemas, comuns após a retirada de imobilizações de entorses nos joelhos, tornozelos e pés.
Durante a prática esportiva, as vibrações de impacto são enviadas ao longo dos músculos, levando ao desgaste e sobrecarga que podem causar lesões. As meias de compressão reduzem essas vibrações, dando suporte aos músculos, diminuindo o cansaço muscular e reduzindo o risco de lesões.
As meias também ajudam a aumentar a circulação sanguínea e o fluxo de oxigênio. Estudos apontam que a compressão graduada impede que o sangue se acumule nos pés, assim mais sangue rico em oxigênio flui pelo corpo, aumentando consequentemente a resistência.
Segundo o ortopedista, Dr. Renato Bastos, as meias de compressão também são grandes aliadas no pós imobilizações, prevenindo edemas bastante comuns nesses casos.
Benefícios
As meias evitam que os músculos endureçam e fiquem doloridos, também aumentam a entrega de oxigênio, evitam cãibras, minimizam a fadiga muscular e previnem edemas.
Leia também:
5 Dicas para quem quer sair do sedentarismo
Começando a malhar agora? Veja essas dicas!