JUNHO é o mês de conscientização mundial da Escoliose
“Segundo a OMS a doença acomete cerca de 6 milhões de brasileiros e aproximadamente 4% da população no mundo, mais de 250 milhões de pessoas” alerta o médico Renato Bastos.
De acordo com o ortopedista e traumatologista da Orto Center “a Escoliose caracterizada pelo desvio progressivo da coluna - conhecida popularmente como coluna em "S" – em alguns casos pode causar dores angustiantes”.
O doutor Bastos explica que existem dois grandes tipos de Escolioses: as posturais e as estruturais:
“As posturais têm, em geral, um valor angular de até 10° e são influenciadas por questões ergonômicas, atividade física e por vícios posturais. As estruturais são determinadas por questões genéticas em algumas das vezes e sua evolução pode ser alterada durante a fase do crescimento com o uso de coletes e exercícios específicos realizados por fisioterapeutas” complementa.
Quem tem Escoliose a coluna volta ao normal?
“Em alguns casos, o tratamento pode ajudar a reduzir a gravidade da curva, mas nem sempre é possível voltar à posição completamente normal” responde Bastos a pergunta quase que diária de pacientes atendidos no ambulatório da Orto Center.
Segundo o especialista em cirurgia de coluna e ombro todos os exercícios que estimulam, igualmente, os dois lados do corpo auxiliam no tratamento e na prevenção da Escoliose e sugere alguns:
“A caminhada, corrida, Hidroginástica, Ioga, natação, Pilates, e em alguns casos a musculação. A Fisioterapia é fundamental para a melhora do quadro”.
Escoliose tem cura?
O doutor destaca: “A doença não tem cura, mas um diagnóstico correto feito por um ortopedista especialista em coluna, seguido de um tratamento adequado às necessidades do caso não tenho dúvida que o paciente terá melhora significativa e aumento da qualidade de vida”.
PACIENTE, FIQUE ATENTO! Suspeita ou diagnóstico comprovado de Escoliose? Busque ajuda especializada na Orto Center.
Agende uma consulta pelo Site. Se preferir, acione o atendimento pelo WhatsApp 3861-6477 para marcar. Esperamos por você.
Acesse as mídias sociais da Orto Center (YouTube, Instagram e Facebook) e acompanhe as novidades.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center