Gesso sintético: saiba para que serve e suas vantagens
O material é indicado para imobilizações ortopédicas e traz muito conforto ao paciente.
O gesso sintético, também conhecido como “gesso que pode tomar banho” ou “gesso que pode molhar” já é uma realidade no Brasil. Nos Estados Unidos e em outros países da Europa ele já é utilizado há anos, com cada vez mais aceitação pelos pais e familiares.
Vantagens do gesso sintético
É superleve, resistente, não causa coceiras, pouco volumoso, o que permite ao paciente vestir a sua roupa normalmente.
O material disponível em diversas cores possui uma característica mais resistente que o gesso branco ou tradicional, e menor índice de quebras e necessidade de retornos para reforço ou troca.
O paciente da Orto Center também pergunta:
Quais cuidados devo ter com o gesso sintético?
Se você fez algum procedimento ou está tratando alguma fratura, é importante que o estado de conservação da imobilização seja o melhor possível.
Posso pisar no chão com o gesso sintético?
No caso de fraturas no pé, deve-se evitar pisar sobre o gesso. Além de poder rachar o imobilizador, o peso do corpo pode causar novos traumas e fissuras no osso.
Posso tomar banho com o gesso sintético?
O gesso sintético pode ser molhado, sim, mas seu material interno úmido pode levar a infecções ou maceração da pele. Aconselhamos só molhá-lo com autorização expressa da equipe médica.
Posso lavar o gesso sintético?
Coloque um pouco de detergente em um pano úmido e limpe a sujeira devagar e com cuidado. Use um pano seco para limpar o sabão e secar a tala.
A Clínica Orto Center possui estrutura para aplicação do gesso sintético em seus consultórios. Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco ou agende uma consulta.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social Orto Center