Fraturas vertebrais osteoporóticas podem ser cirúrgicas?
Os ortopedistas e traumatologistas da Orto Center, Alan Robert e Renato Bastos, especialistas em cirurgia de coluna, respondem com um caso cirúrgico.
Os cirurgiões ortopédicos - Alan Robert e Renato Bastos – atenderam no ambulatório da Orto Center, uma paciente idosa, 83, com fraturas em dois corpos vertebrais, confirmado pelos exames de Raios X e Ressonância Magnética.
Planejamento cirúrgico
Diante das diversas comorbidades cifoescolióticas e perda óssea muito acentuada, apresentada pela paciente, os médicos optaram por realizar duas Cifoplastias: uma na vértebra torácica T12 e outra na vértebra lombar L1.
Como tática no planejamento final do pré-operatório, os doutores Alan Robert e Bastos, decidiram fazer um estudo radiológico.
“E para a nossa surpresa, identificamos outras quatro fraturas, totalizando seis. Dessa vez, na torácicas T10 e T11 e lombares L1 e L4” acrescentam.
Os especialistas em cirurgia de coluna destacam também: É fundamental no pré-operatório que se faça um estudo e um planejamento detalhado para confirmar as evidências”.
Cirurgia realizada em 29 de agosto
Diante das quatro novas fraturas, além das duas existentes anteriormente, os doutores decidiram, frente ao novo cenário, mudar a técnica da Cifoplastia (procedimento minimamente invasivo), para Vertebroplastia (técnica que oferece alternativa para o tratamento das fraturas vertebrais), a fim de resolver, as seis fraturas, em um único tempo cirúrgico.
“Conseguimos realizar o procedimento, com sucesso, para os seus corpos vertebrais e dessa forma minimizamos a sintomatologia dolorosa que a paciente vinha sofrendo” comemoram Alan Robert e Bastos
Mais uma cirurgia bem-sucedida!
A equipe agradece a Orto Center por nos oferecer técnicas inovadoras e melhores condições de vida aos nossos pacientes.
Acesse as mídias sociais da Orto Center. Acompanhe no YouTube, Instagram e Facebook o nosso conteúdo. Esperamos por você.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center