Equipe Orto Center comemora o sucesso por mais uma cirurgia endoscópica da coluna vertebral
O procedimento menos invasivo consiste em uma técnica moderna e inovadora de se operar, garantem Edward Robert e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial apresenta dores nas costas. O problema afeta o dia a dia de quem convive com o incômodo, como era o caso do paciente, 36, do doutor Edward Robert. O médico relata:
“Ele sentia dores frequentes, com sintomas para as raízes de L5 e S1, à direita, causada por hérnia de disco, sem melhora com o tratamento conservador”.
Segundo os cirurgiões da equipe, um fato interessante desse paciente, operado há dois anos, é que a hérnia discal retornou para o mesmo nível, sendo que o acima de L4 e L5, também operado, até o momento não apresenta nenhum sintoma.
“Conhecemos esta possibilidade das recidivas das hérnias em pouco menos de 10% , o que lógico não invalida aplicarmos a técnica da cirurgia endoscópica. Devemos, sim, ter cuidado no acesso, no caso desse paciente, em função das aderências do primeiro ato operatório em 2021” afirmam Edward Robert e Renato Bastos especialistas no procedimento.
Ato cirúrgico realizado em 31 de julho
Como acesso, os cirurgiões deram preferência a abertura Inter laminar em direção ao recesso lateral direito, para a liberação das raízes L5 e S1, com a retirada da hérnia discal e a liberação do forame vertebral direito (aberturas em cada lado das vértebras da coluna vertebral que permitem a passagem das raízes nervosas da medula espinhal).
“Realmente, um procedimento muito delicado, pois a raiz espinhal estava envolvida em aderências o que poderia facilitar a lesão da dura máter uma das meninges que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Mas, com todo o cuidado, conseguimos liberar toda a raiz, com a retirada da hérnia endurecida” comemoram Edward Robert e Renato Bastos.
Parabéns, equipe Orto Center!
Doutores Edward Robert e Renato Bastos (cirurgiões) e Bruno Rangel (anestesista). Erica Torres (instrumentadora).
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center