Endoscopia por acesso transforaminal retira hérnia de disco vertebral?
“Sim... É ótimo acesso para hérnias nos níveis mais altos e para as hérnias que são bem laterais, como as foraminais ou extra-foraminais” respondem Edward Robert e Renato Bastos cirurgiões ortopédicos.
O acesso transforaminal é realizado pelo lado da coluna e com anestesia local e sedação, o que leva à possibilidade de conversar com o paciente durante a cirurgia.
Paciente, 57, atendida no ambulatório da Orto Center, pela equipe de ortopedistas especialistas em coluna vertebral, apresentava hérnia ascendente, nas raízes L3 e L4, com sintomas, à esquerda, em direção a vértebra da L2.
“Um caso bem interessante... Uma hérnia nas vértebras das L3 e L4 que, ao invés, de comprimir a raiz local, ela subiu em direção a vértebra de cima, ou seja, a L2 na sua meia altura”, relatam os cirurgiões ortopédicos Edward Robert e Renato Bastos.
Diante de análise do diagnóstico, os médicos, optaram, pelo ato cirúrgico por artroscopia transforaminal para a retirada da hérnia e liberação da raiz emergente de L3 e a descendente de L4.
Procedimento realizado em 12 de setembro
Os cirurgiões retiraram a hérnia discal acima da linha pedicular e pelo fato dela ser mais antiga encontraram a formação de um plexo venoso, semelhante a varizes:
“Devido ao controle do sangramento, sempre perdemos um tempo maior durante a cirurgia”, complementam.
Participaram do procedimento: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Marisa Bastos (instrumentadora cirúrgica).
Gostou do conteúdo? Assista os vídeos de acesso transforaminal por cirurgia endoscópica da coluna para tratamento de hérnia de disco lombar em nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook) ou navegue pelo Site.
Agendamento:
Entre em contato através do WhatsApp 3861-6477
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center