Endoscopia foraminal lombar
  • 05/11/2024

Endoscopia foraminal lombar

“Usamos a técnica minimamente invasiva, com sucesso, em uma paciente submetida a Artrodese há 11 anos”, afirmam Edward Robert Orr e Renato Bastos médicos ortopedistas especialistas em cirurgia de coluna

Histórico da paciente

paciente55, ao ser consultada no ambulatório da Orto Center, pelos doutores Edward Robert Renato Bastos, apresentava muitos sintomas para a raiz de L5, à esquerda. Ou seja: para a face lateral da perna e região dorsal do pé.

“Os sintomas dessa paciente se desenvolveram em função de sobrecarga na vértebra superior comprimindo a raiz de L5. Por um lado, pelo recesso lateral e ligamento amarelo e, pelo outro, a presença de uma pequena hérnia discal, determinando o aparecimento da sintomatologia” complementam os médicos.

Artrodese com “cage” intersomático 

Uma particularidade dessa paciente é que há 11 anos ela foi submetida a uma Artrodese nas raízes de L5 e S1, com a colocação de quatro parafusos e duas barras de “cage” intersomático.

“Cage” intersomático 

Dispositivo implantável que ocupa o espaço deixado pela remoção do disco intervertebral, com o objetivo de estabilizar a coluna e o sistema de Artrodese.

A palavra "cage" vem do francês e inglês e significa "gaiola".

Segundo os doutores, com relação a esse procedimento não houve alteração significativa, além de sensações de disestesias (alterações na sensibilidade) nos pós-operatório, em que não é frequente nas artrodeses da coluna lombar”.

Endoscopia realizada em 30 de outubro

Como tática operatória, os cirurgiões optaram pelo acesso foraminal esquerdo, uma técnica minimamente invasiva, usada para tratar hérnias.

A técnica é considerada uma das maiores evoluções da cirurgia de coluna nas últimas décadas. 

“Com a retirada parcial do processo articular, do ligamento amarelo e da hérnia discal realizamos a completa liberação da raiz de L5 em todo o seu trajeto, finalizando com sucesso o procedimento”.

Participaram da cirurgia endoscópicaEdward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Marisa Bastos (instrumentadora cirúrgica).

Pensando em proporcionar a melhor solução para sanar os problemas dos pacientes, os médicos da Orto Center, especialistas em cirurgia de coluna se colocam à disposição para trazer mais qualidade de vida as pessoas que sofrem com problemas de coluna.

Agende sua consulta pelo WhatsApp 3861-6477.

Acompanhe nossas mídias sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e assista o vídeo da cirurgia. Compartilhe.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center