Endoscopia foraminal lombar
“Usamos a técnica minimamente invasiva, com sucesso, em uma paciente submetida a Artrodese há 11 anos”, afirmam Edward Robert Orr e Renato Bastos médicos ortopedistas especialistas em cirurgia de coluna
Histórico da paciente
A paciente, 55, ao ser consultada no ambulatório da Orto Center, pelos doutores Edward Robert e Renato Bastos, apresentava muitos sintomas para a raiz de L5, à esquerda. Ou seja: para a face lateral da perna e região dorsal do pé.
“Os sintomas dessa paciente se desenvolveram em função de sobrecarga na vértebra superior comprimindo a raiz de L5. Por um lado, pelo recesso lateral e ligamento amarelo e, pelo outro, a presença de uma pequena hérnia discal, determinando o aparecimento da sintomatologia” complementam os médicos.
Artrodese com “cage” intersomático
Uma particularidade dessa paciente é que há 11 anos ela foi submetida a uma Artrodese nas raízes de L5 e S1, com a colocação de quatro parafusos e duas barras de “cage” intersomático.
“Cage” intersomático
Dispositivo implantável que ocupa o espaço deixado pela remoção do disco intervertebral, com o objetivo de estabilizar a coluna e o sistema de Artrodese.
A palavra "cage" vem do francês e inglês e significa "gaiola".
Segundo os doutores, “com relação a esse procedimento não houve alteração significativa, além de sensações de disestesias (alterações na sensibilidade) nos pós-operatório, em que não é frequente nas artrodeses da coluna lombar”.
Endoscopia realizada em 30 de outubro
Como tática operatória, os cirurgiões optaram pelo acesso foraminal esquerdo, uma técnica minimamente invasiva, usada para tratar hérnias.
A técnica é considerada uma das maiores evoluções da cirurgia de coluna nas últimas décadas.
“Com a retirada parcial do processo articular, do ligamento amarelo e da hérnia discal realizamos a completa liberação da raiz de L5 em todo o seu trajeto, finalizando com sucesso o procedimento”.
Participaram da cirurgia endoscópica: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Marisa Bastos (instrumentadora cirúrgica).
Pensando em proporcionar a melhor solução para sanar os problemas dos pacientes, os médicos da Orto Center, especialistas em cirurgia de coluna se colocam à disposição para trazer mais qualidade de vida as pessoas que sofrem com problemas de coluna.
Agende sua consulta pelo WhatsApp 3861-6477.
Acompanhe nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook) e assista o vídeo da cirurgia. Compartilhe.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center