Endoscopia da coluna por acesso transforaminal trata de hérnia de disco lombar
“É um ótimo acesso para hérnias de disco nos níveis mais altos e para as hérnias que são laterais” afirmam Edward Robert Orr e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos especialistas no procedimento.
Paciente, 31, atendido no ambulatório da Orto Center, apresentou uma hérnia de disco lombar, com seis meses de evolução, nas raízes de L4 e L5 e sintomas na face anterior da coxa esquerda.
Após o resultado dos exames complementares e de imagens - Raios X e Ressonância Magnética - os doutores, Edward Robert e Renato Bastos, descrevem o diagnóstico:
“Trata-se de uma hérnia de disco, em região foraminal e extra foraminal, comprimindo o gânglio sensitivo da raiz de L4 à esquerda. Esse gânglio é um nódulo na raiz dorsal do nervo espinhal que contém corpos celulares de neurônios sensoriais”.
Tentativas, sem sucesso, com tratamento conservador para problemas de coluna, tais como exercícios físicos, medicamentos, Fisioterapia, RPG, Pilates e repouso, os médicos, optaram pela cirurgia endoscópica, pelo acesso transforaminal, uma técnica minimamente invasiva.
Endoscopia realizada em 10 de dezembro
Para o excelente desempenho de uma cirurgia, os doutores, chamam a atenção, sobre a importância de um bom exame físico e uma avaliação criteriosa dos exames complementares:
“Pequenas compressões, muitas das vezes, em um espaço pequeno chamado de região foraminal, pode até determinar o aparecimento de grande sintomatologia”, argumentam.
Eles ressaltam ainda que existe sempre uma relação entre conteúdo e continente:
“Ou seja: conteúdo é a estrutura nervosa e o continente são as estruturas em volta do elemento neural”, finalizam.
Participaram do procedimento endoscópico Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Rodrigo Principe (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).
ALERTA!
A técnica transforaminal é uma técnica complexa que não é facilmente reproduzível e requer curva de aprendizado longa.
Para tirar todas suas dúvidas agende uma consulta pelo WhatsApp 3861-6477
Acesse as mídias sociais da Orto Center (YouTube, Instagram e Facebook) e assista os vídeos das cirurgias realizadas por nossos médicos especialistas.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center