Endoscopia da coluna por Artropatia e Hérnia discal recupera o paciente?
“Contribui para otimizar a recuperação de uma cirurgia de coluna” ponderam - Edward Robert e Renato Bastos - cirurgiões ortopédicos especialistas em coluna vertebral.
Considerada uma forma avançada e de ponta no tratamento de patologias na articulação ou doenças articulares (Artropatia), hérnias de disco e compressões neurológicas, a Endoscopia da coluna é uma moderna técnica minimamente invasiva que vem modificando o tratamento cirúrgico da coluna.
O caso em destaque é um paciente, 54, atendido no ambulatório da Orto Center. Na ocasião ele relatou aos doutores Edward Robert e Renato Bastos que sentia fortes dores na coluna, além de alterações degenerativas avançadas para região de L4 e L5.
Devido ao paciente não apresentar sintomas importantes para a região de L4 e L5, os médicos optaram em realizar a intervenção cirúrgica para o segmento inferior L5 e S1.
“Após o resultado de uma série de exames realizados no pré-operatório constatamos sintomas para L5 e S1 coincidindo com a Ressonância Magnética” , acrescentam.
Endoscopia realizada com sucesso em 1º de novembro
Como acesso cirúrgico os médicos optaram pela via interlaminar;
“Realmente não foi fácil... Lâmina óssea e ligamento amarelo muito espessos que, sem dúvida, contribuíram para a piora dos sintomas”.
Além desses fatores, os doutores Edward Robert e Renato Bastos complementam: “A raiz descendente de S1 com grande processo inflamatório e ainda a presença de uma hérnia antiga endurecida pela sua face anterior da raiz”.
Depois de praticamente três horas de procedimento os cirurgiões ortopédicos conseguiram liberar a raiz com toda a segurança:
“Agora o próximo passo é recuperar a raiz com os dias que estão por vir” finalizam.
ALERTA, PACIENTE!
Por ser uma técnica avançada é fundamental contar com um profissional experiente e especializado em cirurgia endoscópica para oferecer sempre o melhor tratamento e recuperação plena ao paciente.
Acesse nossas mídias sociais ( YouTube, Instagram e Facebook) e tire suas dúvidas.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center