Endoscopia ameniza processo degenerativo da coluna lombar?
“Com certeza” ... Afirmam Edward Robert Orr e Renato Bastos cirurgiões ortopédicos com demonstração da cirurgia em paciente idosa.
Sabe aquela pessoa depois dos 40 anos que reclama constantemente de dor nas costas, ou coloca as mãos na cintura e se estica? É muito provável que ela esteja passando por algum processo degenerativo da coluna lombar.
Os ortopedistas e traumatologistas - Edward Robert Orr e Renato Bastos - especialistas em cirurgia de coluna - atenderam no ambulatório da Orto Center uma paciente idosa, 73, com sintomas de dor na coluna lombar, irradiando para membros inferiores a direita.
Histórico da paciente
Com exames de imagem - Raios X, Tomografia e Ressonância Magnética -, em mãos, os doutores observaram inúmeras alterações degenerativas de longa data. Além de múltiplos envolvimentos não só do disco vertebral como também nos processos articulares das vértebras:
“Sem contar o comprometimento em diversos níveis do canal central da medula. Depois de exame físico criterioso na paciente chegamos à conclusão de que a pior sintomatologia estava relacionada às Raízes L4 e L5 a direita. Então, decidimos pela Endoscopia” relatam os especialistas no procedimento.
Cirurgia endoscópica em 13 de dezembro
Realizada por via de acesso transforaminal pelo lado da coluna. Opção dos cirurgiões “devido ao espaço interlaminar estar completamente fechado”.
Durante o procedimento por cerca de duas horas a equipe conseguiu liberar as Raízes: emergente L4 e descendentes L5 à direita:
“Conforme comprovamos em fotos e vídeos, além da presença de hérnia de disco na mesma região, com a retirada do recesso articular, ambas as Raízes foram completamente descomprimidas”, comemoram Edward Robert Orr e Renato Bastos ao término do ato cirúrgico.
ATENÇÃO, PACIENTE!
Cirurgias endoscópicas da coluna bem-sucedidas? Treinamento médico com equipamentos de alta qualidade e internação em hospital com tecnologia de ponta.
Acesse as mídias sociais da Orto Center (YouTube, Instagram e Facebook) e acompanhe nossos vídeos.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center